Inscrições para ocurso JPPS-2010/2


18/08/2010


Estão abertas até o próximo dia 25 as inscrições para a 8ª Edição do Curso de Extensão JPPS — Jornalismo de Políticas Públicas Sociais. NETCCON(Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência).ECO.UFRJ.2010/2, com o tema “Comunicação, Envolvimento e Políticas Públicas Sociais”, que será realizado de 30 de agosto a 20 de dezembro, às segundas-feiras, das 9h30 às 13h, com carga horária de 60 horas-aula, no Auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ(CPM/ECO), no campus da Praia Vermelha.
 
O curso gratuito é coordenado pelo Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques, Coordenador do NETCCON.ECO.UFRJ, e pelo Dr. Fábio Senne, Coordenador de Relações Acadêmicas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância(ANDI).
 
Os participantes, que pagam apenas uma taxa de apostila e material, vão receber a certificação em “Curso de Extensão JPPS-Comunicação, Envolvimento e Políticas Públicas Sociais”.
 
Objetivos gerais do curso são:
—Qualificar, sob a perspectiva da economia psico-política da Comunicação, a formação do comunicador e da capacidade de comunicar de lideranças, face aos imperativos da Sustentabilidade e da Democracia;—Ajudar a lembrar e praticar os estados mentais (pensamentos, afetos e percepções) que fortalecem, pela Gestão da Mente e a consequente Inovação nos Territórios, a urgente atitude transformadora de um mundo sob intensa visibilidade, vigilância e insustentabilidade socioambiental;—Estimular a responsabilidade dos indivíduos, redes e organizações frente a eles mesmos e a conseqüente re-edição de suas falas no mundo, através da re-descrição pragmática dos sujeitos frente à dominação psicológica, econômica, política e cultural e as pulsões e paixões;—Disseminar e avançar teorias, modelos e metodologias não-dualistas, sistêmicos e transdisciplinares para a leitura crítica pró-ativa dos conteúdos da cultura mediatizada e o fortalecimento da constituição de uma mente livre, capaz de gerar novos conteúdos e usos de fato livres de conhecimentos e tecnologias sustentáveis e democráticas;—Indicar e avançar a construção de alternativas teóricas e políticas capazes de efetivar mais mudanças concretas no posicionamento dos cidadãos, lideranças, jornalistas e comunicadores, face ao entendimento, à cobertura e ao agendamento de temas sociais;—Continuar a influenciar no aumento da representação mais democrática e sustentável na comunicação pública, e em sua propriedade, em seu sentido mais amplo, através da multiplicidade de temas e atores da vida social, bem como das possibilidades tecnológicas de colaboração, sob a perspectiva da urgência da construção de uma unidade baseada nos valores comunais;—Trazer ao primeiro plano as questões esquecidas pela pós-modernidade, antes que elas tivessem sido resolvidas, como o Amor, a Morte, a Espiritualidade e a Revolução.
Entre os palestrantes confirmados, VJ Pixel, Ripper, Maurício Hora, Guillermo Planel, Alexandre Oliva, Pedro Augusto Francisco, Bia Barbosa, Patricia Tolmasquim, Carlos Zumma, Maria de Fátima Pereira, Hélio Holperin, Francisco Mourão Neto, João Brant, Egeu Laus, João Feres Júnior, Flávia Ribeiro, Luiz Fernando Sarmento, Carlos Zumma, Gilberto Fugimoto, Michel Robim, Fernando Paulino, Estelita de Amorim Ouriques, Cristina Rego Monteiro da Luz, Nádia Rebouças, Veet Vivarta e Rosa Alegria.
 
As inscrições online devem ser feitas até o dia 25 de agosto, pelo endereço https://spreadsheets0.google.com/viewform?formkey=dHdvV0Z6dXJxaERxRVpob0Y0Qld1LXc6MA.
 
Mais informações pelo email evouriques@terra.com.br.