Inscrições para o Festival de Cinema Agroecológico (FicaEco) vão até 24/09


15/09/2023


Seguindo o horizonte agroecológico de promover trocas entre ciência, cultura e arte, o Congresso Brasileiro de Agroecologia está recebendo inscrições para o 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco), que ocorre de 21 a 23 de novembro no Cinema Odeon, Centro do Rio de Janeiro (RJ).

Poderão ser inscritos filmes com temática agroecológica produzidos nos países da América Latina de língua espanhola e portuguesa, realizados a partir de 1º de janeiro de 2018, nas modalidades curta, média e longa-metragem, a partir dos gêneros: ficção, animação, documental ou experimental.

As produções devem ser voltadas, por exemplo, para a Agricultura Urbana e Rural; Agrotóxicos e Transgênicos; Biodiversidade e Bens Comuns dos(as) Agricultores(as), Povos e Comunidades Tradicionais; Campesinato e Soberania Alimentar; Comunicação Popular e Agroecologia; Cultura Popular, Arte e Agroecologia; Mulheres, Terra, Território e Ancestralidade; Direitos humanos, Meio ambiente, Biodiversidade, Território, Gênero, Políticas públicas; entre tantas outras temáticas que trazem o saberes e fazeres da agroecologia.

Entre as contrapartidas para os filmes selecionados, estão o Troféu “II FicaEco”, para os filmes selecionados pelo júri nas mostras Principal e Especial, e o Troféu “Ana Primavesi – II FicaEco”, destinado às pessoas homenageadas pelos trabalhos prestados no cinema e também na agroecologia. Todos os filmes selecionados vão receber a obra “Omama, deus criador Yanomami”, um troféu feito pelo artista plástico Felipe Corcione.

“Estamos trabalhando para que todas essas altas expectativas de realizar um festival de cinema agroecológico no centro da Cidade Maravilhosa, um território indígena e quilombola que promove resistência e reencontro com a verdadeira história do Brasil, venham à tona. Que seja um espetáculo, um acontecimento, que esse 2º FicaEco traga e deixe novos horizontes, que as comunidades e os povos tradicionais estejam cada vez mais presentes no meio cinematográfico”, diz Dagmar Talga, uma das produtoras do Festival.

As inscrições dos filmes estão abertas até o dia 24 de setembro. Todas as produções selecionadas para as mostras Principal e Especial do FicaEco vão receber um certificado. Além disso, as obras de língua espanhola ou legendadas em espanhol da mostra Principal serão integradas ao acervo da Vídeo Saúde, a distribuidora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e distribuídas às TVs públicas brasileiras.