Inscrições abertas para o curso sobre jornalismo em conflitos armados


Por Igor Waltz*

25/06/2013


Cartaz XII CICV (reduzido)

Estão abertas as inscrições para o 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, em São Paulo. As aulas serão promovidas pela instituição Oboré – Projetos Especiais em Comunicação e Artes, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji. As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 15 de agosto.

O curso é voltado para estudantes de jornalismo. Os interessados deverão preencher uma Ficha de Inscrição e comparecer ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Rua Rego Freitas, 430, sobreloja – Vila Buarque, São Paulo-SP, no dia 31 de agosto, sábado, às 9h.

Neste encontro, os candidatos participarão de Aula Magna com Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Cruz Vermelha para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, sobre a atuação humanitária do Comitê em diferentes países como Iraque, Darfur e Colômbia e realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.

O curso de 20 horas, que integra o Projeto Repórter do Futuro, será realizado nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro, com aulas sempre aos sábados, das 09h às 13h. O objetivo do módulo é abordar aspectos do Direito Internacional Humanitário ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.

Programação

31 de agosto – 09h

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

(Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja)

Encontro de Confraternização e Seleção

Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

14 de setembro – 09h

Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados

Gabriel Valladares, assessor Jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

21 de setembro – 09h

A relação com a imprensa em missões de paz

Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)

28 de setembro – 09h

Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo

André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo

5 de outubro – 09h

Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência

Juca Varella, repórter fotográfico do jornal Folha de S.Paulo

Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo

19 de outubro – 09h

Encontro de avaliação e entrega de certificados

Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

*Com informações do site Oboré.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012