Revista Imprensa debate sustentabilidade


06/06/2013


Discutir os impactos da Rio+20 na cobertura de pautas sobre desenvolvimento sustentável. Esse é um dos objetivos do Fórum Mídia+Sustentabilidade, que será realizado dia 13 de junho, no Rio de Janeiro, no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O evento, realizado por iniciativa da Revista Imprensa, pretende estimular a produção de conteúdo e repercussão de matérias relacionadas às ações que se baseiam nos compromissos firmados durante a Rio+20.

O encontro para debater os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizado em 2012, foi decisivo na construção de uma consciência ambiental e na percepção do papel da sustentabilidade. A “Agenda 21”, documento resultante da Rio 92, ressalta que no desenvolvimento sustentável, cada pessoa é usuário e provedor da informação e que “a necessidade de informação surge em todos os níveis, desde o da tomada de decisões superiores, nos planos nacional e internacional, ao comunitário e individual”.

Se a informação é essencial, os profissionais de comunicação e marketing, jornalistas, publicitários e assessores de imprensa estão inseridos no centro do debate e têm a responsabilidade de garantir, de fato, a sustentabilidade do planeta. “Daí a necessidade de discutir e melhorar a qualidade da informação que redações e companhias tornam acessíveis à opinião pública”, comenta Sinval de Itacarambi Leão, diretor da Revista Imprensa, sobre a importância do fórum.

O fórum, com entrada gratuita, vai contar com a presença de personalidades como André Trigueiro (Globo News); Agostinho Vieira (Blog Economia Verde); Ligia Camargo (Unilever); Marcelo Furtado (Greenpeace Brasil); Raquel Novais (Instituto Inhotim); René Capriles (ECO•21); e Washington Novaes (TV Cultura).

Veja abaixo a programação:

Duração do evento das 9h00 às 18h00

Conferência de Abertura – Soluções: Onde estão as fontes que inspiram o desenvolvimento sustentável

Painel I – Visões do Jornalismo ‘pós Rio+20’ sobre sustentabilidade

Intervalo

Painel II – Mais 20 anos – Como as políticas de sustentabilidade das empresas contribuem para o cumprimento dos compromissos assumidos durante a Rio+20

Conferência de Encerramento – A política nacional de meio ambiente

Serviço

Fórum Mídia+Sustentabilidade

Realização: Revista e Portal IMPRENSA

Data: 13 de junho de 2013

Local: auditório da ESMP, R. do Rosário, 90 – Centro – Rio de Janeiro-RJ

(próximo à estação Uruguaiana do Metrô)

Inscrições: http://portalimprensa.uol.com.br/midia+sustentabilidade/inscrevase.asp

Entrada gratuita/ vagas limitadas.