Historiador assume presidência do Modecon


04/04/2011


O historiador Lincoln de Abreu Pena assumiu nesta segunda-feira, 4 de abril, a Presidência do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), fundado pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho, em 1989, com a missão de promover debates e campanhas em defesa dos interesses do Brasil.  Ele substitui a economista Maria Augusta Tibiriçá.
 
 
Tão logo assumiu o posto de Presidente, Abreu Pena liderou a primeira sessão do Modecon sob a sua direção, realizada como de hábito, nas noites de segunda-feira, na sala Belisário de Souza, localizada no 7º andar do edifício-sede da ABI.
 
 
Sobre o convite para presidir o Modecon — que considera uma iniciativa da “genialidade” sempre criativa de Barbosa Lima Sobrinho —, considera um ato de “generosidade” dos amigos:
— Em um gesto de camaradagem e confiança os membros da antiga diretoria me conduziram a esse cargo (de Presidente) importante. Isso me dá enorme satisfação porque dois grandes nomes me antecederam: o fundador Barbosa Lima Sobrinho, e a Dr. Maria Augusta Tibiriçá, que continua conosco como Presidente de Honra. 
 
 
 
Lincoln de Abreu Pena afirmou que foi muito bem recebido no Modecon, apesar de não ter feito parte da primeira leva dos combatentes em defesa da economia nacional. Disse que se sente à vontade, devido à sua total identificação com os pontos de vista do Movimento sobre questões relativas à problemática brasileira.
 
 
Ele disse que fará tudo o que estiver ao seu alcance, para que as idéias e iniciativas do Movimento continuem sendo bem aceitas pela opinião pública:
— Eu vou fazer um esforço muito grande para dar continuidade à trajetória vitoriosa do Modecon. O que todos podem esperar é muito empenho e dedicação, além de luta em prol das mesmas bandeiras e ideais que o Modecon empunhou desde o início, afirmou o nome Presidente.
 
 
Abreu Pena filiou-se ao Modecon em 2004. Disse que apesar de não ser “um veterano” na organização acompanha de longa data a trajetória do Movimento:
— Desde a época da Frente Parlamentar Nacionalista no final dos anos 50 e início da década de 60, que foi de certa forma o embrião do próprio Modecon, no que diz respeito à ação organizada da frente política. Então — como membro praticamente novo, mas parceiro das idéias que embalaram o Modecon — eu venho de longe, disse o professor Lincoln de Abreu.
 
 
Ele falou sobre a atuação da Dra. Maria Augusta Tibiriçá na Presidência do Modecon. Disse que considera “exemplar” a participação da economista desde o início do Movimento, que deixa a parte executiva, “mas continua como antiga batalhadora das idéias” em defesa do interesse nacional.
 
 
O novo Presidente do Modecon lembrou que Maria Augusta Tibiriçá se projetou na campanha “O petróleo é nosso!”, e continua nacionalista e defensora da soberania nacional:
— Trata-se de uma mulher de luta. Por sinal, este é o título que eu vou dar a uma biografia que eu estou escrevendo sobre ela. Não somente para homenageá-la, mas também para registrar essa trajetória brilhante que ela tem na vida pública do País. O Modecon é uma parte importante, mas pequena em relação à trajetória dela, que vem conduzindo essa luta, desde os anos 30, de forma exemplar, afirmou o Presidente.
nbsp;
 
 
Perfil
 
 
 
Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj,1968), especialista em Europa Meridional pela Universidade de Toulouse-França (1970), Mestre em História pela Universidade de Toulouse-França (1970), Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP,1994).
 
Atualmente é professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: República e republicanismo, florianismo e movimentos militares no Brasil, nacionalismo, comunismo, e estudos sobre imprensa e política, biografias e gêneros biográficos. Desenvolve também pesquisas sobre intelectuais orgânicos e inorgânicos do Brasil Contemporâneo. Atualmente dedica-se à consultoria política.