ABI é referência mundial, diz jornalista chinês


Por Edir Lima

11/12/2015


VisitachinesesnaABI_grd

Um grupo de seis jornalistas chineses, da província de Zhejiang, visitou nessa sexta-feira (11), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), sendo recebidos pelo diretor de Assistência Social, Arcírio Gouvêa. Segundo o Editor Gan Fei, do jornal Zhejiang, todos queriam conhecer a entidade que consideram referência internacional. O grupo era formado por Gan Fei, Editor, Jin Bo, Chefe de Reportagem, Hu Hangxing, Vice-Editor, Lu Jianliang,  Diretor de Recursos Humanos, Xu Xiaoen, Editor Internacional, Zhu Haibing, Editor de Política e Li Zuang, Correspondente na América do Sul.

Zhejiang_newspaper

Dois exemplares do jornal Diário de Zhejiang

“A ABI é conhecida mundialmente pela luta de valorização profissional do jornalista. Trata-se de um exemplo que é seguido por entidades de vários países. Somos fascinados pela sua história. Sem falar na curiosidade em conhecer o prédio que é uma referência arquitetônica mundial”, disse Gan Fei.

Além da história da ABI, os jornalistas chineses estavam interessados na situação dos jornais impressos do Brasil diante do crescimento da internet. Arcírio Gouvêa explicou que, nos últimos 20 anos, muitos jornais pararam de circular por conta da internet, aumentando o índice de desemprego.

“É muito mais prático e econômico acessar a internet, de qualquer lugar, ao invés de ir à banca e comprar um jornal. Somado a isso, existem os aplicativos que você pode acessar a qualquer hora e ver o noticiário ao vivo ou o vídeo mais tarde, além de interagir aquela reportagem com outras pessoas”, analisou o diretor da ABI.

Tombado pela Unesco, o prédio da ABI, referência mundial em concreto armado, também foi tema do encontro. O que mais chama a atenção, segundo Arcírio Gouvea, é a técnica Brise Soleil, que trata-se de um recurso utilizado em 1938 pelos arquitetos que projetaram o prédio para levar vento e sol ao interior do edifício.

“Recebemos visitas de engenheiros da China, Japão, Rússia, Alemanha, Finlândia, entre outros países, por conta da arquitetura do prédio. Na época da fundação,  não existia o ar-condicionado em massa. O Brise Soleil transformou em vanguarda o concreto armado no mundo”, ressaltou.

Zhejiang é uma província da República Popular da China, com 54,4 milhões de habitantes.