Hackers invademsites no México


25/01/2011


Narcotraficantes do México estão utilizando o trabalho de hackers para invadir os sites jornalísticos do país com o objetivo de divulgar falsas notícias e intimidar os jornalistas.
 
A denúncia é do Centro de Jornalismo e Ética Política(Cepet) que exigiu das autoridades estaduais e federais mexicanas a promoção de “medidas necessárias para garantir o livre exercício do jornalismo”.
 
De acordo com informações do Cepet, no dia 5 de janeiro último, hackers invadiram o Twitter do telejornal “Telediario”, da TV Multimedios, o site oficial e a página do Facebbok do jornal Milênio e divulgaram a notícia falsa sobre a morte do Governador de Nuevo Leon em um atentado. Em outra mensagem, os narcotraficantes fizeram ameaças a um cartel de drogas rival.
 
No dia 19 de janeiro, pelo menos cinco municípios do estado de Guerrero, no sul do México, receberam centenas de exemplares falsos do jornal La Jornada Guerrero, com notícias contra um dos candidatos ao cargo de governador.
 
*Com informações do Knight Center for Journalism.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012