Grupo de empreendedores desafia a crise e lança jornal gratuito no interior do RS


15/10/2015


olárs

Jornal “Olá”, lançado no interior do Rio Grande do Sul

Cidade de colonização alemã com cerca de 70 mil habitantes, a 130 quilômetros de Porto Alegre (RS), Venâncio Aires ganhou no sábado (3/10) um jornal de estilo muito conhecido em grandes metrópoles: gratuito e com distribuição em semáforos e vias movimentadas.

Criado por três jornalistas, o Jornal Olá, bissemanal (quartas-feiras e sábados), tem uma linha editorial que prioriza os temas do município, de forma objetiva. “O foco das reportagens é o assunto local. Mesmo nas reportagens nacionais buscamos incluir informações do município ou como a notícia pode afetar o cotidiano da cidade”, diz Guilherme Siebeneichler, um dos sócios-fundadores do veículo.

O projeto gráfico optou pela praticidade. São oito páginas com matérias curtas e de fácil leitura, voltadas às informações associadas à rotina das pessoas – como trânsito, trabalho, educação –, além de esporte e entretenimento. Sobre a decisão de lançar um jornal em um momento no qual o país vive dificuldades econômicas, Siebeneichler afirma estar convicto que o jornal chega justamente em um momento no qual as empresas precisam dar mais visibilidade a seus serviços e produtos.

“Pensamos em abrir oportunidade de visualização para as empresas locais. A crise é passageira, e vamos trabalhar para recuperar as indústrias e comércio de forma conjunta”, diz o empreendedor. Em breve, o jornal contará com um site e, segundo Siebeneichler, a ideia é ampliar a equipe (hoje, além dos três sócios, um publicitário integra o grupo), principalmente na área comercial, até o fim do ano. Confira aqui a segunda edição do Olá, que circulou nesta quarta-feira (7).

O município de Venâncio Aires é conhecido por sua produção de erva-mate e, desde 1972, conta com um jornal local cujo nome remete a essa atividade, a Folha do Mate, que circula de terças-feiras a sábados.

Novos modelos de negócios e ênfase no local

O espírito empreendedor da equipe do Jornal Olá pode ser considerado um retrato da forma como a imprensa do Interior do Rio Grande do Sul enfrenta os atuais desafios do mercado brasileiro de comunicação. “A iniciativa do Olá realmente demonstra que sempre há oportunidades na área do impresso, e que novos modelos de negócio são possíveis”, diz o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI), Jones Alei da Silva, diretor administrativo da Gazeta Grupo de Comunicações, que edita a Gazeta do Sul, da cidade de Santa Cruz do Sul, além de operar outros veículos impressos e eletrônicos.

Segundo ele, a busca por informações locais (que integra a estratégia do Jornal Olá) é, de fato, cada vez maior, fortalecendo as iniciativas das empresas de comunicação em cada região. “Nesse sentido, o cenário é positivo, uma vez que a cada dia o localismo da informação tem maior relevância”, reforça o presidente da ADI.

Juntos, os atuais 20 associados da ADI – maiores jornais com sede fora de Porto Alegre –, representam uma circulação de 157 mil exemplares diários. No momento, devido ao aumento nos custos (a maior parte dos insumos da indústria gráfica está atrelada ao dólar), boa parte desses veículos faz ajustes, mas prossegue investindo em iniciativas que possam representar aumento de receita, como as versões dos jornais nas múltiplas plataformas.

http://www.anj.org.br/2015/10/07/grupo-de-empreendedores-desafia-a-crise-e-lanca-jornal-gratuito-no-interior-do-rs/

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012