Grampo não era mistério no tablóide inglês


16/08/2011


Os grampos telefônicos ilegais do News of the World eram debatidos abertamente nas reuniões de pauta do tablóide dominical, conforme denunciou em uma carta, divulgada nesta terça-feira, 16 de agosto, o jornalista Clive Goodman, ex-funcionário do veículo.
 
 
A prática criminosa era do conhecimento do ex-editor Andy Coulson, afirma Goodman, cujo conteúdo da carta foi revelado nesta terça-feira, 16 de agosto, pelo Comitê dos Meios de Comunicação e Esportes.
 
 
A carta de Goodman foi datada em 2 de março de 2007, ano em que foi condenado a quatro meses de prisão por causa das suas ligações com as escutas praticadas pelo finado semanário sensacionalista. No documento — endereçado ao diretor de Recursos Humanos da News International, responsável pela edição do tablóide — ele pede que seja considerada a sua readmissão no News of the World. O jornalista revelou que Coulson lhe prometeu seu emprego de volta caso não “envolvesse o jornal em seu caso”. O ex-repórter disse que a prática (dos grampos) “foi discutida amplamente na reunião de redação diária até que o redator-chefe proibiu qualquer referência explícita”.
 
 
Goodman disse que Andy Coulson e o ex-chefe de assuntos legais do tablóide, Tom Crone, “prometeram em muitas ocasiões que [ele] poderia voltar a ter um emprego no jornal se não envolvesse a publicação ou os membros de seu pessoal no processo ante a Justiça”. Ele disse que esperava que o jornal honrasse sua promessa.
 
 
As novas revelações sobre o escândalo dos grampos ilegais apresentadas por Goodman foram classificadas pelo Deputado trabalhista Tom Watson, da Comissão de Meios de Comunicação, como “devastadoras” para Andy Coulson, que foi afastado do cargo de porta-voz do Governo em janeiro do ano passado.
 
Andy Coulson foi diretor do News of the World entre 2003 e 2007, período em que ocorreram as escutas ilegais. Em julho deste ano ele também foi preso, mas acabou sendo solto após pagar fiança.
 
 
* Com informações do R7 e da AFP.