Governo inaugura Portal Brasil


04/03/2010


O Portal Brasil, novo site do Governo Federal, inaugurado nesta quarta-feira, 3 de março, ficou fora do ar desde o início da manhã desta quinta-feira, 4 de março. Por meio de um comunicado, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que a equipe de suporte tecnológico já estava trabalhando para melhorar o acesso ao site e garantiu que o serviço seria restaurado ainda hoje, mas não especificou as razões que levaram à queda do sistema.

O novo portal do Governo conta com notícias em português, inglês e espanhol, e foi inaugurado em cerimônia que contou com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou o site de “Google nacional”, que a partir de agora vai contribuir para aumentar a transparência do Governo.

Ao fazer esta comparação, o Presidente Lula se referiu ao volume de informações que estarão disponíveis aos internautas no Portal Brasil, e que antes eram pulverizadas nas páginas do Governo. Segundo ele, o Portal Brasil é uma ferramenta que vai estar disponível para atender a toda a população, além de fornecer ao leitor acesso a “muitas coisas que antes eram segredo”:
— A gente está criando um sistema para disponibilizar (essas informações) para 190 milhões de brasileiros, para a América Latina, para que todos aqueles que queiram acompanhar as coisas do Brasil não se façam de rogados, afirmou o Presidente da República.

De acordo com o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Ottoni Fernandes, o Portal Brasil oferece mais de 500 serviços para a população, contendo informações sobre campanhas de vacinação, documentação, oferta de trabalho em empresas públicas, assuntos culturais e turismo. O custo de implantação do portal é de R$ 7,5 milhões. O novo projeto levou três anos para ser concluído e foi desenvolvido pela produtora TV1, vencedora da licitação para a prestação desse serviço.