12 de agosto de 2022


Governo da Venezuela
bloqueia emissora alemã


15/04/2019


A Deutsche Welle (DW) informou no domingo (14) que teve seu sinal bloqueado na Venezuela. De acordo com a empresa, a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) cortou o sinal da emissora que transmite em espanhol pelo sistema a cabo. No fim da manhã desta segunda (15), alguns telespectadores disseram estar conseguindo sintonizar o canal em algumas regiões.

“Faremos todo o possível para que nossos telespectadores continuem sendo informados”, disse o diretor-geral do canal, Peter Limbourg, ao anunciar o início do problema e pedir que o sinal fosse restabelecido. A Conatel não apresentou nenhum motivo oficial para a interrupção.

 

Representantes do governo alemão protestaram contra a situação. O Ministério do Exterior qualificou de “lamentável” a decisão das autoridades venezuelanas. Como alternativa para seu público, a DW divulgou opções para que sua programação pudesse ser acompanhada pelo Youtube.

 

Nos últimos tempos, a DW investiu na cobertura da crise venezuelana dedicando espaço a análises, cobertura ao vivo, reportagens e entrevistas sobre o assunto. A emissora não é a única que tem sofrido com a pressão das autoridades sobre a imprensa.

 

Diversos jornalistas venezuelanos e estrangeiros já foram alvo de ações da polícia especial de Maduro contra profissionais de comunicação.

 

A DW é um canal público da Alemanha e o governo do seu país já teve problemas com Nicolás Maduro. Em março, o governo venezuelano expulsou o então embaixador da Alemanha no país, Daniel Kriener. As autoridades o acusaram de “ingerência” nos assuntos internos. A Alemanha é um dos países que reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

 

Fonte: Portal Imprensa

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012