Google promove projetos de realidade virtual


15/03/2017


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Google abriu inscrições, até 11 de abril, para um programa de bolsas que visa distribuir 250 mil dólares em projetos jornalísticos. O programa é organizado em conjunto com duas entidades voltadas à imprensa e de alcance em nível mundial: a Fundação Knight e a Online News Association (ONA). Os projetos que serão contemplados pelo concurso devem destacar ações relacionadas à tecnologia de realidade virtual, por isso o nome de Desafio Journalism 360.

Segundo o Portal Comunique-se, ao divulgar o programa na versão em português de seu blog oficial, a equipe do Google informa que, para ter chance de ser selecionado, o projeto jornalístico precisa se enquadrar no perfil proposto. A gigante da internet observa que alguns pontos devem ser trabalhados para a disputa – que não teve, ao menos até agora, o número de veículos contemplados definido pelos organizadores.

Sobre pontos a serem desenvolvidos, o Google sugere três linhas:

>>Ideias que usem realidade mista, realidade virtual, realidade aumentada e vídeos 360º para aumentar o engajamento de audiências.

>>Ideias que ofereçam melhores práticas para a replicação ou a soma de esforços no campo das narrativas imersivas.

>>Ideias que ajudem a democratizar ferramentas de narrativas imersivas e métodos para redações e empresas de mídia.

“O fim do processo vai culminar numa oportunidade para jornalistas de todo o mundo terem acesso ao que está sendo produzido e como elas poderão informar ou influenciar seus projetos imersivos”, comenta o Google. “Nosso envolvimento no Journalism 360 tem como objetivo ajudar jornalistas a aprenderem mais sobre o desenvolvimento de narrativas imersivas, a experimentarem novas tecnologias e a compartilharem aprendizados e melhores práticas entre si”, complementa a empresa.

Enquanto o processo seletivo estiver em aberto, a empresa de buscas vai promover série de encontros sobre realidade virtual e novas tecnologias. O calendário está disponível aqui.