Geração 68 exige reinstalação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos


25/03/2024


O governo Lula suspendeu todas as atividades organizadas e programadas pelo próprio governo com a finalidade de “descomemorar” o Golpe Cívil Militar de 1964.

Essa decisão não alterou a disposição dos movimentos que defendem os Direitos Humanos, a luta pela Memória, Verdade e Justiça e muito menos a deste movimento Geração 68 Sempre na Luta de não deixar passar “em branco” esse período triste na história desse país.

Reafirmamos nossa disposição de mais uma vez exigir a reinstalação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, encerrada pelo nefasto ex presidente, o inelegível, nos últimos dias de seu mandato e mantemos intacta nossa programação de vídeos, reportagens, posts nas redes sociais denunciando os crimes contra a humanidade praticados nos períodos 1964 a 1985, 2019 a 2022 e a tentativa de golpe em 08 de janeiro de 2023.

Exigimos uma verdadeira Justiça de Transição e reafirmamos que não é possível esquecer o passado para construir o futuro, já que ainda existem mortos e desaparecidos e suas famílias precisam saber efetivamente o que se passou no período e que se dê conta de seus corpos; existem torturadores a responsabilizar por seus crimes contra a humanidade praticados naqueles períodos; revisar os programas de formação de pessoal das forças armadas, onde impera a exaltação de crimes praticados contra a humanidade, onde prevalece o espírito e as doutrinas adotadas durante aqueles períodos e que são crescentemente difundidos para a sociedade, já que continuam presentes no governo, nas igrejas retrógradas e nas instituições, com especial destaque para os quartéis e escolas cívico militares, onde se perpetuam e se defendem o ensino de “antigas lições” na formação dos novos militares e de nossas futuras gerações.

Nós, do movimento Geração 68 Sempre na Luta, estamos muito comprometidos em denunciar esses crimes e exigir Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia. Nada nos impede de nos manifestarmos com veemência e força nos próximos dias 31/03 e 01 de abril, deixando bem claro que queremos Justiça e paz para construir um país mais justo e igualitário.

Assim, nossa tarefa imediata é mobilizar o máximo de defensores da causa democrática para as ações programadas em torno do 64+60. Essa programação proposta por coletivos e movimentos, é extensa e devemos divulgá-las, alardeá-las e, principalmente, encorpá-las.

É o que precisamos fazer. Nós iremos as ruas exigir atitudes firmes para reparar esse passado e para lembrarmos a todos que momentos como aqueles não devem mais ser reeditados nesse país.

Coordenação do movimento Geração 68 Sempre na Luta