ABI repudia agressão de fotógrafo durante cobertura


24/02/2016


daniel

Daniel Castelo Branco (Foto: Reprodução/Facebook)

O fotógrafo do jornal O Dia Daniel Castelo Branco foi agredido com socos e pontapés, nesta terça-feira (23), quando cobria o enterro do jovem Igor Firmino da Silva, de 19 anos. A cerimônia de despedida foi realizada no no bairro do Caju, Região Portuária do Rio de Janeiro.

Daniel foi agredido por familiares do rapaz, um grupo de cerca de 20 pessoas que não queriam que a imprensa cobrisse o cortejo.

O jovem morreu, com um tiro no peito, durante uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), na favela Parque União.

De acordo com o delegado Neilson Nogueira, adjunto da 21ª DP (Bonsucesso), os policiais prestaram depoimento e tiveram as armas apreendidas. A unidade realiza diligências na busca de informações que possam ajudar no caso.

O repórter fotográfico, que não registrou queixa na delegacia, teve ferimentos na face e o equipamento danificado, foi medicado e passa bem.

O Presidente da ABI Domingos Meirelles divulga nota em que repudia a ação como tem feito em outros casos em que houve agressões e intimidações a profissionais de imprensa.

Nota

“A Associação Brasileira de Imprensa condena a covarde agressão sofrida pelo repórter fotográfico de O DIA Daniel Castello Branco, durante o enterro de um jovem baleado e morto em operação da Polícia Civil, no Complexo da Maré. O jornalista foi atacado a socos e pontapés, e ainda teve seu equipamento danificado, por cerca de 20 pessoas que acompanhavam o sepultamento no Cemitério do Caju. A ABI repudia qualquer tipo de ameaça ou violência contra jornalistas, por entender que representam grave ofensa à liberdade de imprensa, ao livre exercício da profissão e à própria Constituição. Não se pode tolerar que comportamentos dessa natureza continuem a se repetir, impunemente, enodoando a imagem do país, às vésperas dos Jogos Olímpicos, quando as atenções do mundo começam a se voltar para a cidade do Rio de Janeiro ”

 

                     Domingos Meirelles

                     Presidente da ABI