Fotógrafo denuncia agressão na UPA-Araruama


31/05/2013


 

UPA-Araruama (Foto: Rogério Santana)

UPA-Araruama (Foto: Rogério Santana)

O repórter fotográfico Rafael Gonzaga de Freitas, filho do falecido repórter fotográfico e ex-Conselheiro da ABI, Jorge Nunes, denunciou ter sido alvo da truculência de um integrante da Guarda Municipal do Município de Araruama, na Região dos Lagos.

Rafael conta que, por não ter plano de saúde, procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araruama, no último mês de maio.

Após ser atendido pelo médico de plantão, Rafael foi orientado a fazer um teste de glicemia no local. De acordo com o fotógrafo, ele teria aguardado mais de 50 minutos para a realização do exame e, neste período, duas pessoas teriam sido atendidas na frente dele e dos demais pacientes.

Como estava se sentindo muito debilitado fisicamente, Rafael procurou a administração da UPA e se queixou da demora do atendimento e da prioridade dada a pessoas que, de acordo com o fotógrafo, seriam parentes de funcionários do UPA.

Rafael relata que foi retirado à força do local, agredido, algemado e preso pelo guarda municipal Gelcimar das Silva Marinho, e conduzido à 118a Delegacia Policial, onde o caso foi registrado como desacato a autoridade.

A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, em recente reunião,  conclamou as autoridades policiais de Araruama a investigarem o ocorrido e a conduta do guarda municipal que efetuou a prisão do fotógrafo.