Folha lança sites em língua estrangeira


26/07/2011


A Folha de S.Paulo lançou no último domingo, 24 de julho, a publicação na internet de edições em espanhol e inglês. Com essa iniciativa o jornal confere à imprensa brasileira a adesão à tendência mundial no ramo das comunicações.

As duas edições em língua estrangeira apresentam reportagens selecionadas no material jornalístico produzido pela equipe de jornalistas da Folha, com destaque para os assuntos da área econômica, como agronegócio, biocombustível, pré-sal e todo assunto relativo à evolução da economia do País.

 
 
De acordo com o anúncio feito pelo próprio jornal, o projeto das edições em espanhol e inglês foi criado a partir da constatação de que vem aumentando o interesse estrangeiro no Brasil. Nesta terça-feira, 26 de julho, relatório divulgado pela ONU aponta o País como o quinto do mundo a atrair investimentos estrangeiros.
 
 
Eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 contribuíram para que o Brasil se transformasse em um protagonista importante do noticiário internacional, despertando o interesse de investidores que andam à procura de oportunidades na América do Sul.
 
 
Em relação aos temas como política nacional, as edições dão ênfase “aos acontecimentos que tanto possam influenciar decisões de investimento, como ajudar o leitor estrangeiro a compreender a nuanças de nosso movimentado cenário nacional”, explicam os editores da Folha.
 
 
Esporte
 
 
Todo material jornalístico relacionado à Copa e aos Jogos Olímpicos terá tratamento privilegiado nas edições em língua estrangeira. Por isso as páginas de abertura dos novos sites têm campo específico para que os leitores possam acessar com facilidade o noticiário sobre os dois megaeventos esportivos que serão sediados no Brasil.
 
 
Além de Economia e do Esporte, outras editorias também terão espaço nas publicações em espanhol e inglês, como “Cotidiano”, “Ilustrada”, “Mundo” e “Turismo”. As duas edições irão exibir vídeos da TV Folha, fotos, gravações em áudio, artes animadas e outras plataformas multimídia.
 
 
Sobre as atualizações de conteúdo, a responsável pelo projeto, Márcia Soman Moraes, disse que o material das duas edições será atualizado diariamente e, dependendo do noticiário, “mais de uma vez ao dia”.
 
 
Com as edições em espanhol e inglês a Folha pretende ampliar a consolidação da sua marca. Na semana passada a sua página no Facebook registrou a adesão de 450 mil fãs.
 
 
Segundo a Folha, a sua “fanpage” ocupa a vice-liderança mundial entre os jornais nesse segmento. A página líder é a do New York Times, com cerca de 1,5 milhão de seguidores. As outras páginas com maior índice de fãs são La Reppubblica (444 mil), Corriere della Sera (341 mil), The Wal Street Journal (325) The Financial Times (245 mil).