Filho de jornalista argentino desaparecido no Rio de Janeiro visita ABI


Por Mario Augusto Jakobskind*

25/10/2013


Andrés Habegger

Andrés Habegger

“Andrés Habegger, filho do jornalista argentino Norberto Habegger, foi recebido nesta  quinta- feira (31) por integrantes da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI. Norberto desapareceu no Rio de Janeiro em 1978, e posteriormente foi visto em um campo de concentração na Argentina.

Andrés, que prestou depoimento na Comissão Estadual da Verdade veio ao Rio de Janeiro com o objetivo de esclarecer a ocorrência no contexto da Operação Condor, uma ação repressiva que reunia serviços de inteligência das ditaduras do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.

Na ocasião, a diretoria da ABI, então presidida por Barbosa Lima Sobrinho, pediu informação à Polícia Federal sobre o paradeiro de Norberto Habegger, mas a PF apenas confirmou a entrada no Brasil de Norberto com o sobrenome Cuello.

Andrés Habegger revelou que além de tentar esclarecer em definitivo o que aconteceu com o pai, que era jornalista militante e integrava o grupo Montoneros, da esquerda peronista, onde também militaram o presidente falecido Nestor Kirchner e a atual Presidenta Cristina Kirchner, pretende realizar um documentário sobre o pai.

Além de jornalista, Norberto era escritor e editou livro sobre o sacerdote Camilo Torres, que morreu como combatente guerrilheiro no Peru nos anos 60.

Mário Jakobskind e Andrés Habegger

Mário Jakobskind e Andrés Habegger

Andrés Habegger, em companhia da consulesa adjunta da Argentina no Rio de Janeiro, Alama Montanaco, foi recebida pelo presidente da Comissão da ABI, Mario Augusto Jakobskind, pelo secretário Daniel Mazzola, pelos conselheiros Milton Temer, Andrés Louzeiro e Maria Inês Duque Estada.”

*Mario Augusto Jakobskind é jornalista, presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, e conselheiro da entidade.