Festival Paraty em Foco 2008


10/09/2008


Aberto nesta quarta-feira, 10, o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco — PEF 2008) segue até o dia 14, em Paraty, cidade litorânea do Sul fluminense. O evento promete ser uma boa oportunidade para a troca de experiências entre fotógrafos amadores e profissionais do Brasil e do exterior, além dos amantes da arte. Na programação, há exposições, lançamentos de livros, palestras, debates e oficinas:
— Nosso objetivo é promover o intercâmbio entre profissionais experientes, que conquistaram espaços importantes na história da fotografia brasileira e mundial, e o público que deseja aprimorar o olhar e a técnica — explica Christian Maldonado, Presidente do PEF 2008.

                       Ralph Gibson

Grandes nomes da fotografia nacional — como Evandro Teixeira, Cláudio Edinger, Fabiana Figueiredo e Luiz Braga — estarão ao lado do holandês Machiel Botman, o francês Pierre Devin, os norte-americanos Ralph Gibson e Bruce Gilden e o italiano Francesco Cito. Segundo Marcelo Greco, curador do PEF 2008, uma das propostas do evento é orientar os fotógrafos brasileiros a se posicionar nos mercados nacional e estrangeiro:
— Os participantes poderão aprender, entre outras ações, a desenvolver um projeto autoral, produzir um portfolio ou um livro e montar uma exposição. 

 Jay Colton

Atividades

Profissionais consagrados em diversos ramos da fotografia darão palestras, como Jay Colton — editor da Time por dez anos — e o navegador Amyr Klink, que falarão, respectivamente, sobre “O futuro do mercado editorial internacional” e “A fotografia em grandes expedições”.

Mercado de arte fotográfica, fotografia digital, narrativa fotográfica, retrato e fotojornalismo serão temas de oficinas. Uma das mais concorridas é a aula prática em uma escuna que percorrerá as ilhas da região. Os participantes serão monitorados por alunos da Faculdade Senac de Fotografia e terão seus trabalhos exibidos na Casa da Cultura de Paraty. 


Pólo

            Evandro Teixeira

Realizado pela primeira vez em 2005, o Paraty em Foco vem conquistando espaço entre os principais festivais da área no mundo, elevando Paraty — que já abriga a Flip, feira literária — a pólo internacional de fotografia:
— Num ambiente sem fronteiras para a criação fotográfica, esta quarta edição do evento revelará novos talentos e promoverá ainda mais a arte fotográfica — assegura Christian Maldonado.