Ferreira Gullar, Zuenir Ventura e Evaldo de Mello aquecem sucessão na ABL


Por Cláudia Souza*

01/08/2014


Zuenir Ventura, Evaldo de Mello e Ferreira Gullar (Reprodução Folha de S. Paulo, blogues Borges o gato e Por detrás do Véu)

Zuenir Ventura, Evaldo de Mello e Ferreira Gullar (Reprodução Folha de S. Paulo, blogues Borges o gato e Por detrás do Véu)

Em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, os membros da ABL anunciaram as candidaturas do escritor e poeta Ferreira Gullar para a vaga do jornalista e escritor Ivan Junqueira; do historiador Evaldo de Mello para a cadeira do jornalista João Ubaldo Ribeiro; e o jornalista e escritor Zuenir Ventura para a sucessão do dramaturgo e escritor Ariano Suassuna. Não haverá disputa com outros candidatos. As eleições estão previstas para o mês de outubro.

A Academia Brasileira de Letras, com sede no Rio de Janeiro, que tem por fim a cultura da língua e da literatura nacional, reúne 40 membros efetivos e perpétuos, dos quais 25, pelo menos, residentes no Rio de Janeiro, e de 20 membros correspondentes estrangeiros. O número de imortais é completado mediante eleição por escrutínio secreto.

Só podem ser membros efetivos da Academia os brasileiros que tenham, em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livro de valor literário. As mesmas condições, menos a de nacionalidade, valem para os membros correspondentes.

Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna(cnonlineacarau.blogspot.com.br)

Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna (cnonlineacarau.blogspot.com.br)

 

Passamentos

Ivan Junqueira morreu em 3 de julho último de  insuficiência respiratória, no Rio de Janeiro. João Ubaldo Ribeiro morreu duas semanas depois, no dia 18, com quadro de embolia pulmonar, no Rio. Ariano Suassuna foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), em 23 de julho, em  Recife, Pernambuco.