Fernando Lyra é homenageado


21/02/2013


Foram celebradas nesta quarta-feira, dia 20, cerimônias religiosas pelo 7º dia de morte do ex-Ministro da Justiça Fernando Lyra, 74 anos, o homem que aboliu a censura no Brasil, no Governp José Sarney. Parentes, amigos e autoridades participaram das homenagens em Brasília, no Santuário Dom Bosco, e em Pernambuco, na Igreja do Colégio Salesiano, em Boa Vista, na capital Recife; e na Igreja do Rosário, em Caruaru.
 
Protagonista da luta pela democratização do Brasil, figura de destaque na oposição ao regime militar, Fernando Lyra, morreu no último dia 14, em São Paulo, no Instituto do Coração(Incor), onde estava internado desde o dia 5 de janeiro, com quadro de insuficiência cardíaca congestiva grave e infecção sistêmica.
 
De acordo com boletim médico do hospital, Lyra morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele deixou a mulher Márcia e as filhas Renata, Patrícia e Juliana.
 
O velório foi realizado no dia 15, no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em Recife, com a presença de dezenas de políticos pernambucanos e muitos amigos, que também acompanharam o enterro transcorrido em clima de emoção no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista.
 
-Ele fez política com paixão. Marcou sua geração e outras também. O Brasil perde um grande pernambucano, um homem feliz, sempre lutando pela democracia, disse o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
 
João Lyra Neto, vice-governador de Pernambuco, irmão de Fernando Lyra falou sobre o legado político e o papel do ex-ministro na História do Brasil:
-Ele foi um grande lutador pela liberdade e importante peça no processo de redemocratização do Brasil. Na eleição de Tancredo Neves teve a missão de garantir a liberdade de imprensa e lutou para a manifestação do pensamento livre em nosso País. Um dos maiores legados que ele deixou, além de sua correção, foi o compromisso com o povo brasileiro e a luta pela liberdade.
 
Raquel Lyra (PSB), sobrinha do ex-ministro, acentuou na trajetória do tio o fortalecimento do ideal democrático:
-Ele foi um exemplo de pessoa que conseguiu participar de um processo tão importante na redemocratização do país. Lutou pela democracia para que pudéssemos estar aqui hoje falando nas tribunas, nas rádios, com liberdade de imprensa. Ele não se curvou para deixar de lado seus ideais. Exemplo de homem público e também exemplo de homem totalmente dedicado à família.
 
Censura
 
Para a Presidente Dilma Rousseff a morte de Fernando Lyra representa uma grande perda para a democracia brasileira:
-Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no País. Exímio articulador, Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos.
 
Em nota, o ex-presidente Lula afirmou que o ex-ministro simboliza um importante referencial político no Brasil:
-Fernando Lyra foi um grande pernambucano e brasileiro que lutou de forma incansável para o avanço da democracia. Tive o prazer de estar ao lado dele muitas vezes ao longo de sua bela trajetória e também no governo, quando presidiu a Fundação Joaquim Nabuco.
 
Princípios
 
O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou nesta segunda-feira, dia 18, requerimento de homenagem a Fernando Lyra. O parlamentar, que ingressou na política pelas mãos do ex-ministro – foi seu chefe de gabinete no ministério- contou que nunca deixou de tê-lo como conselheiro político.
 
-Fernando Lyra foi um político de princípios, que fazia política com objetivos, com propósitos, não com interesses menores. Ele sabia onde queria chegar e sua primeira meta sempre foi a democracia, uma vez que começou na política combatendo o regime militar. Foi um grande articulador político e tinha a habilidade necessária para se chegar aos objetivos propostos.
 
Cristovam Buarque lembrou ainda que, como ministro, Fernando Lyra participou de decisões que mudaram o país, como o fim da censura e a adoção do multipartidarismo.
-Com imensa generosidade em nenhum momento Fernando Lyra colocava seu interesse pessoal na frente do interesse do grupo ao qual ele pertencia, fosse um partido político, fosse o grupo dos seus amigos.
 
Associaram-se à homenagem, em apartes, os Senadores Vital do Rêgo(PMDB-PB) e Randolfe Rodrigues(PSOL-AP).
 
Resistência
 
O Presidente nacional do Partido Popular Socialista(PPS), deputado federal Roberto Freire(SP) divulgou comunicado, em nome do partido, sobre a importância de Fernando Lyra na resistência democrática e nas ações pela conquista das liberdades.
 
Leia abaixo a íntegra da nota:
“Fernando Lyra: Uma enorme perda

O Brasil está de luto com a morte, neste dia, aos 75 anos, do político e ex-ministro da Justiça, o pernambucano Fernando Lyra, figura da maior importância na resistência democrática, sobretudo nas ações que culminaram com a reconquista das liberdades no país, em 1985.

 
Enfrentando problemas cardíacos, nos últimos 15 anos, agravados com complicações no seu sistema urinário, ele esteve internado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, durante várias semanas, e não resistindo à grave situação a que chegara, veio a falecer.

Filho de uma família de políticos, formou-se em Direito pela Faculdade de Caruaru (turma de 1964), indo exercer sua profissão no Recife, onde envolveu-se nos movimentos e ações contra a ditadura militar.

 
Um dos fundadores do MDB em Pernambuco, entrou na vida pública para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, no pleito de 1966, elegendo-se deputado estadual. Graças à sua combatividade e coragem no enfrentamento do regime autoritário, fez agressiva campanha, no pleito de 1970, conquistando minha adesão e um enorme empenho meu para ajudá-lo a se tornar um dos nossos representantes na Câmara Federal.

Pessoa fraterna e sempre aberta ao diálogo e à negociação, Fernando Lyra tinha como outra de suas inigualáveis características manter uma postura sempre democrática ao tratar das questões mais delicadas e divergentes.

 
Um dos criadores e líderes do Grupo Autêntico, do MDB, teve uma trajetória das mais ricas, exercendo vários mandatos de deputado federal e foi coordenador político na campanha de Tancredo Neves rumo ao Planalto em 1985.
Atingiu seu apogeu ao ser nomeado ministro da Justiça, cargo no qual teve participação decisiva em eliminar os absurdos implantados pela ditadura militar-civil e se tornou um dos responsáveis diretos pela reconquista da legalidade do Partido Comunista Brasileiro.
 
Nos seus mais de 40 anos na vida pública, exerceu seu último mandato parlamentar até 1998, quando não mais quis disputar eleição, acentuando que seu estilo de atuação não tinha mais espaço no Congresso.
 
Desde 2003, passou a presidir a importante Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), órgão do Ministério da Educação.

Chocado com a notícia de seu desaparecimento, em meu nome pessoal, e do Diretório Nacional do PPS, transmito à viúva, filhos e netos, e aos seus irmãos e demais familiares, nossos mais fraternos pêsames e os melhores sentimentos de uma paz de espírito para que resistam à imensa perda de ente tão querido.

Brasília, 14 de fevereiro de 2013

 
Deputado federal Roberto Freire
Presidente nacional do PPS”
 
 
*Com informações da Agência Senado, Portal Vermelho, Jornal do Commércio, JC Online, Diário de Pernambuco, Terra Brasil, G1.