FBN confirma roubo de exemplares de O Tico-Tico


30/05/2011


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) confirmou o roubo dos dois exemplares inaugurais da revista O Tico-Tico, a primeira no gênero em quadrinhos a circular no Brasil. As publicações foram roubadas em maio do ano passado, mas a notícia só veio à tona depois de publicada na edição do último domingo, 29 de maio.
 
 
Em agosto do ano passado o crime foi comunicado à Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio-Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, que orientou a entidade a não se manifestar sobre o corrido, para não atrapalhar as investigações.
 
 
O principal suspeito do roubo é o estudante Leonardo Jorge da Silva, preso em flagrante em julho de 2010, em Copacabana, pelo roubo da tela “Enterro”, de Cândido Portinari, do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, 15 dias antes. Em sua agenda, foram encontrados registros das duas revistas desaparecidas da FBN, mas elas ainda não foram encontradas.
 
 
A revista O Tico-Tico circulou regularmente no Brasil entre os anos de 1905 e 1957. Desde então, passou a ter edições especiais até 1977. Personagens como o Gato Félix, Popeye e Mickey Mouse foram apresentados ao público brasileiro pela publicação.
 
 
*Com informações do Globo.