Favela da Rocinha em exposição


04/04/2012


O fotógrafo e antropólogo Alcyr Cavalcanti, Diretor da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro(Arfoc) e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa(ABI), inaugura na próxima quinta-feira, dia 12, às 19h, a exposição fotográfica “Rocinha S/A- Contrastes e confrontos de uma favela carioca”, no Centro Cultural Justiça Federal(CCJF), Centro do Rio.
 
As imagens revelam as transformações que marcaram a Rocinha, considerada a maior favela da América Latina, a partir dos anos 1980. A população estimada em mais de 80 mil pessoas se distribui em dezoito sub-bairros.
 
A região, que recebeu o título de bairro por decreto municipal, caracteriza-se pelo crescimento desordenado, a proximidade com bairros nobres, intensa movimentação de comércio e serviços (agências bancárias, salões de beleza, academias de ginástica, restaurantes, bares, lojas de roupas, de eletrodomésticos, entre outros),  e infraestrutura carente, com quatro escolas, dois postos de saúde, uma unidade de pronto atendimento de saúde, uma Vila Olímpica Esportiva, sendo os dois últimos inaugurados recentemente dentro do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), do Governo Federal.
 
A exposição estará aberta ao público entre os dias 13 de abril e 13 de maio, de terça a domingo, das 12h às 19h, no Gabinete de Fotografia do Centro Cultura Justiça Federal-CCJF(Av. Rio Branco, 241). A entrada é franca.