Ex-chefe de Imprensa de Cameron será indiciado


24/07/2012


A Justiça britânica anunciou nesta terça-feira, 24 de julho, que vai indiciar Andy Coulson, ex-Chefe de Imprensa do Primeiro-Ministro britânico David Cameron, e a jornalista Rebekah Brooks,  ex-Editora-chefe da News International, de Rupert Murdoch, pelo envolvimento no escândalo dos grampos telefônicos ilegais, que feriu a credibilidade da imprensa da Grã-Bretanha e do Governo do país.
 
 
Conforme informou a Procuradoria, Coulson e Rebekah serão relacionados aos crimes de escutas ilegais de telefones de autoridades e celebridades, que provocaram o fechamento, em julho do ano passado, do tablóide dominical News of the World, onde os dois trabalhavam. Outros seis jornalistas que ocupavam cargos de direção na publicação também serão indiciados.
 
 
No ano passado, Rebekah chegou a ser presa, juntamente com o marido Carles Brooks, que é amigo de Cameron. Na ocasião, a jornalista foi indiciada por obstrução da Justiça no caso dos grampos ilegais, e foi obrigada a prestar depoimento à Comissão Leveson, que investiga casos de suborno na imprensa britânica.
 
 
* Com informações do Estadão.com.br e da Reuters.