Evandro Teixeira ganha biografia e lança livro em setembro, no Rio


Por Kika Santos

21/08/2014


evandro teixeira 1

Um dos maiores fotojornalistas brasileiros, o baiano Evandro Teixeira, lança no próximo 24 de setembro, às 19h, na Livraria Travessa, do Shopping Leblon, a sua biografia “Evandro Teixeira – Um Certo Olhar”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da jornalista também baiana Silvana Costa Moreira. Biógrafa e biografado estarão presentes para autografar e contar sobre a experiência para o público. Em “Evandro Teixeira – Um Certo Olhar”, que sai pela editora 7Letras, do Rio de Janeiro, estão algumas das principais fotografias publicadas por Evandro ao longo da carreira, histórias engraçadas e dramáticas de suas aventuras fotográficas e depoimentos de nomes como Ziraldo, Moraes Moreira, Alberto Dines, Sergio Cabral (pai), Vladimir Palmeira, Ancelmo Góis e Sebastião Salgado que declara sobre o colega de profissão : “para mim não há nada mais brasileiro do que a fotografia de Evandro” .

A jornalista Silvana Costa Moreira conheceu pessoalmente Evandro Teixeira e teve a ideia de ter o fotógrafo como seu biografado durante uma palestra que ele fez em Juazeiro, quando ela era estudante de Jornalismo da Uneb. “Ao ouvir Evandro falando fiquei encantada com a história dele, com a forma que fotografava, com as fotos, a sensibilidade… E foi exatamente isso que me perguntei durante a palestra : Como esse cara que já fez tudo isso, que tem todas essas fotografias históricas, que tem o currículo incluído na Enciclopédia Suíça de Fotografia (lá estão registrados os maiores fotógrafos do mundo) ainda não foi retratado? Tinha certeza de que aquele era meu tema e no final perguntei: posso fazer sua biografia? Ele topou. E tá aí.

O livro “Evandro Teixeira – Um Certo Olhar” fala sobre a trajetória de Evandro Teixeira desde a infância na cidade baiana de Irajuba, – onde nem sequer havia automóveis -, passa pela ida dele a outras cidades baianas buscando se inserir no jornalismo, fala da chegada ao Rio de Janeiro, onde ele confessa que ficou atordoado com o barulho e o movimento e de onde também quase foi mandado de volta à Bahia pelas mancadas que cometeu no início da carreira como fotógrafo. O livro segue contanto da história deste baiano aventureiro até os dias atuais, em que é considerado um dos maiores fotojornalistas brasileiros. Evandro Teixeira tem fotos em acervos de museus do Brasil e do exterior, e fez parte da mostra dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Henri Carier Bresson, Marc Ribaud e Robert Capa, na Galeria da Leica (NY). Ele e Sebastião Salgado eram os únicos brasileiros da mostra. O projeto foi executado com apoio do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura.

.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012