Estado de S. Paulo completa 138 anos


04/01/2013


O jornal O Estado de S. Paulo completa nesta sexta-feira, 4 de janeiro, 138 anos de existência sob censura por decisão judicial. Está proibido desde 30 de julho de 2009 de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica, de investigação da Polícia Federal a respeito de atividades do empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP), no Maranhão. O jornal recorreu da decisão, em processo que deverá ser julgado pelo Tribunal de Justiça de Brasília.
 
São 138 anos de história, mas 133 anos de vida independente, pois não se conta o período em que o Estado esteve sob ocupação da ditadura de Getúlio Vargas, de março de 1940 a dezembro de 1945. O jornal foi fundado em 4 de janeiro de 1875, com o nome de A Província de São Paulo, por um grupo de republicanos sem compromisso partidário. Mudou de nome em 1º de janeiro de 1890, um mês e meio após a queda da monarquia.
 
Em 1888, quando Julio Mesquita, o patriarca da família tornou-se diretor-gerente, o jornal comemorou a Abolição da Escravatura, causa pela qual vinha lutando desde a fundação. “Agora começa o trabalho de libertar os brancos”, advertiu a Província, anunciando a disposição de continuar defendendo o ideal republicano. “Viva a República”, foi a manchete da primeira página, sem mais texto e com uma única pequena ilustração – o desenho de um gorro frígio, alegoria da liberdade conquistada. Era uma inovação gráfica ousada para os padrões da imprensa na época. A Província tinha edição de quatro páginas e 2.025 exemplares.
 
O Estado cobriu a Campanha de Canudos, no sertão da Bahia, com um enviado especial, o jornalista iniciante Euclides da Cunha. “Um jagunço degolado não vale uma xícara de sangue”, relatou o repórter que mais tarde desenvolveria suas observações nas páginas de “Os Sertões”. Também foram colaboradores do jornal os escritores Aluísio de Azevedo, Júlia Lopes de Almeida, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira, Raul Pompeia, Monteiro Lobato e Guilherme de Almeida.
 
A comemoração dos 138 anos do Estado coincide com o aniversário de fundação da Rádio Eldorado (1958) e da Agência Estado (1970), pertencentes ao Grupo Estado. Toda a história da publicação está preservada no Acervo Estadão. Lançado em maio de 2012, ele registrou mais de 2 milhões de consultas.
 
 
*Com informações de O Estado de S. Paulo.