Empresas de mídia promovem cortes em massa


05/12/2012


O mercado de mídia brasileiro está sendo atingido esta semana por uma série de demissões em grandes veículos. Na última terça-feira, 4 de dezembro, o Grupo Abril promoveu um corte de mais de 150 funcionários de diversas áreas da empresa, incluindo redações de algumas revistas. No mesmo dia, o Grupo Ejesa demitiu 13 funcionários da redação dos jornais cariocas O Dia e Meia Hora. Fontes afirmaram que o corte deve atingir mais 11 jornalistas até a próxima sexta-feira, 7 de dezembro.
 
As editorias de Esportes e Baixada Fluminense de O Dia foram afetadas com a perda de repórteres, diagramadores e fotógrafos. A Ejesa, por meio de sua assessoria de imprensa, não confirmou o número de desligamentos nem os motivos que levaram a empresa a dispensar os colaboradores.

Na semana anterior, o grupo de mídia dispensou 70 funcionários da área administrativa, e no início de novembro, encerrou a publicação do diário esportivo Marca Brasil e diminuiu a circulação do Brasil Econômico. O grupo ainda é responsável pelo portal IG.

Grupo Abril

Na Abril, posicionada como  a maior empresa de comunicação segmentada do País, as redações, o departamento de marketing e a unidade de negócios das revistas masculinas foram algumas das áreas que sofreram baixas. Entre as publicações, Playboy, Alfa, Quatro Rodas, Viva Mais, Info, Cláudia, VIP, entre outras, tiveram cortes. A Delícias da Calu, revista popular de receitas, foi extinta.       

De acordo com fontes, o grupo editorial deve alegar que as movimentações fazem parte do “turnover natural” de um grupo do porte da editora. A reestruturação deve ter continuidade até o fim da semana e deve atingir a um total de 180 funcionários.

 
No ano fiscal de 2011, a Abril divulgou que teve uma circulação de 192 milhões de exemplares e 28 milhões de leitores, com 4,4 milhões de assinaturas. 

Há também informações de demissões no portal do jornal O Estado de S. Paulo. Depois de encerrar as operações do Jornal da Tarde – que teve sua última edição veiculada em 31 de outubro – e desligar cerca de 100 profissionais de áreas administrativas na última semana, as demissões atingiram os profissionais do Estadão.com.
 
Fontes indicam que 20 pessoas já foram demitidas, incluindo três editores. Foram demitidos ainda estagiários com contratos a vencer em 31 de dezembro. Não há informações sobre a possibilidade de as demissões atingirem outras áreas ou veículos do grupo.
 

*Com informações do Portal Imprensa, Veja, Comunique-se e Propmark.