Em três anos, jornais perdem 520 mil exemplares no Brasil


31/01/2018


Seguindo uma tendência dos últimos anos, a circulação impressa dos 11 principais jornais diários do Brasil continuou em queda em 2017, registrando uma tiragem média de 736.346 exemplares por dia em dezembro passado, uma queda de 146.901 mil exemplares em relação ao mesmo mês 2016. Se comparado com o dezembro de 2014, o tombo é ainda mais acentuado, com 519.976 jornais a menos em média por dia, uma redução de 41,4%.

As informações são do portal Poder 360 e foram coleadas a partir de um levantamento de dados junto ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) que considerou os jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Valor Econômico (SP), O Globo (RJ), Estado de Minas e Super Notícia (MG), Zero Hora (RS), Correio Braziliense (DF), A Tarde (BA) e O Povo (CE), além da Gazeta do Povo (PR) que extinguiu sua versão impressa diária em 2017.

De acordo com o ranking, o jornal de maior tiragem no país é o Super Noticia, com uma média de mais de 156,5 mil exemplares por dia, seguido por O Globo (cerca de 130,4 mil), Folha (121 mil), Estadão (114,5 mil) e Zero Hora (100,9 mil).

Em queda da tiragem impressa absoluta nos últimos três anos, o Super Notícia perdeu 127,5 mil exemplares, seguido da Folha, 90,9 mil a menos, O Globo, 74,3 mil a menos, Estadão, 48,7 mil a menos e Zero Hora, 63,3 mil a menos.

Versões digitais

Quando se leva em conta as assinaturas digitais, o crescimento médio foi modesto, de 5,8% entre 2015 e 2017, ou 31.768 assinantes. Dos cinco maiores jornais do país, apenas O Globo foi o único a registrar queda no número de assinaturas digitais, passando de 148,4 mil para 112,9 mil, embora mantenha-se em segundo lugar entre essas publicações. A Folha lidera esse ranking, com 164,3 mil assinaturas digitais, o Estadão vem em terceiro, com 88,7 mil, seguido pelo Zero Hora e pelo Super Notícia, com 80,1 mil e 48,1 mil, respectivamente.

Para efeito comparativo, segundo informações da Forbes em setembro passado de 2017, o New York Times somava mais de 2,3 milhões de assinantes digitais pagos, sendo o líder nesse mercado entre os jornais de grande circulação nacional nos Estados Unidos, seguido pelo Wall Street Journal, com 1,27 milhões, e pelo Washington Post, com 1 milhão. Na esfera regional, o LA Times somava 105 mil assinantes digitais, seguido pelo Boston Globe, com 90 mil.

Na Europa, o caso mais bem sucedido é o do jornal britânico Financial Times, que ultrapassou a marca de 700 mil assinaturas digitais pagas em novembro do ano passado. Outros destaques são o alemão Bild, com cerca de 330 mil assinantes digitais, e o francês Mediapart, com mais de 130 mil assinaturas digitais.

Informações do portal Poder 360