Eliomar Coelho no Encontros da ABI com a Cultura


13/05/2021


O entrevistado de hoje, às 19h30, no Encontros da ABI com a Cultura é com o deputado estadual pelo Psol/RJ, Eliomar Coelho, presidente da Comissão de Cultura da Alerj, que falará sobre a crise e as possibilidades de melhoria para o setor. Os entrevistadores serão a atriz e cantora, Ana de Holanda, ex-Ministra da Cultura do governo Dilma, o cineasta Sílvio Tendler e o jornalista e professor  do IRID/UFRJ,Vitor Iório. A apresentação é da diretora de Cultura da ABI, Vera Perfeito.

O engenheiro e deputado estadual Eliomar Coelho (Psol/RJ) cumpriu sete mandatos como vereador da cidade do Rio de Janeiro, antes de assumir seu primeiro mandato como deputado estadual, em 2015. Reeleito em 2019, assumiu a presidência da Comissão de Cultura da Alerj quando levou os participantes a percorrer o interior do estado, ouvindo os fazedores de Cultura. Criticou também o governo do Estado devido à tentativa de desviar verba do Fundo de Cultura para o Tesouro.  Para assistir entre no canal da Associação Brasileira de Imprensa do Youtube.

 

AÇÕES

Numa ação inédita, na presidência, o deputado levou os participantes da Comissão de Cultura da Alerj a percorrer o interior de nosso estado, ouvindo os fazedores de Cultura e agentes públicos, em dez encontros regionais em cidades-polo, em 2019. O resultado desse trabalho foi o lançamento da cartilha Painel da Cultura Fluminense que contou com a coautoria de agentes e gestores culturais. Na ocasião do lançamento, Eliomar criticou o governo do estado devido à tentativa de desviar verba do Fundo de Cultura para o Tesouro. Ação impedida graças à mobilização dos agentes culturais. Como titular dessa Comissão esteve também ao lado das Escolas de Arte do Estado — Martins Penna e Villa-Lobos, lutando pela sua permanência e qualidade.

Ele aprovou o tombamento do Teatro Casa Grande e contribuiu para a aprovação do Sistema Estadual de Cultura, participando dos debates e construção do Sistema de Defesa ao Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Estado. Luta pela preservação e valorização dos equipamentos históricos afroculturais da região do Porto. Apoia artistas do metrô, e o carnaval de rua.

Desde 2020, com a pandemia, Eliomar e a Comissão de Cultura se debruçam em projetos para a saída da crise, como editais específicos, renda emergencial e demais projetos voltados para a área. Seu mandato também atua de maneira intensa em defesa da educação pública, laica e de qualidade.

Ele também é membro titular da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. Integrou ainda, como titular, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Fiscal e a do Rioprevidência, sendo vice-presidente da CPI do Crack. Presidiu também, em 2018, a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sobre transportes que investigou irregularidades da gestão pública no setor de transportes e apuração das perdas econômicas e sociais no Estado do Rio de Janeiro. No relatório final, apresentou um diagnóstico sobre o sistema e recomendações para diversos órgãos públicos.

 

Entrevistadores

A atriz e cantora Anna de Holanda é também compositora, produtora, diretora teatral, roteirista, atriz e dramaturga brasileira. Foi Ministra da Cultura do Governo Dilma, vice-presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro-RJ e diretora do Centro de Música da Funarte.

O cineasta Silvio Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtasmédias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries, entre eles Jango e JK. Em 1981, fundou a Caliban Produções, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

O jornalista Vitor Iório é professor titular do Instituto de Relações Internacionais e Defesa – IRID/UFRJ, Pesquisador em Antropologia da Comunicação Social e Primeiro Secretário do Conselho Deliberativo da ABI.