Eleições: TV é principal fonte de informação


28/07/2010


Pesquisa do Instituto Datafolha aponta a TV como principal veículo de comunicação utilizado pelo público para dados referentes às eleições. Segundo o estudo, a mídia foi citada por 65% dos entrevistados. O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios de todo o País, exceto Roraima. 
 
Os jornais aparecem em segundo lugar na pesquisa, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um. Conversas com amigos ou familiares foram apontadas por 6% dos pesquisados.
 
A TV é a principal fonte de informação sobre eleição para 70% dos nordestinos. Já os moradores do Sudeste são os que menos preferem esta mídia (60%). 

O levantamento mostra que a TV também é o veículo mais citado por 68% dos brasileiros com renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, e por 47% dos que ganham acima de dez salários mínimos.

 
Os dados revelam ainda que o jornal tem maior penetração entre a população com renda familiar mensal acima de dez mínimos (24%), e que a internet foi o veículo mais lembrado entre os brasileiros mais escolarizados (20% entre os que têm ensino superior), mais ricos (18%) e mais jovens (14% dos que têm de 16 a 24 anos).