El Nacional é atacado com fezes e coquetéis molotov


31/08/2016


El Nacional_ataqueA Agência de Notícias EFE publicou que um grupo de encapuzados a bordo de uma caminhonete branca sem placas lançou nesta terça-feira coquetéis molotov e excremento contra a sede principal do jornal venezuelano “El Nacional”, que fica na zona leste da capital Caracas.

Segundo o site, no lugar do incidente, os encapuzados deixaram um panfleto dedicado ao diretor desse jornal, Miguel Henrique Otero, que estava assinado por uma organização identificada como “Chama pueblo en rebelión”.

O panfleto diz: “Miguel Henrique Otero, você expõe abertamente sua posição de conspirador contra o povo e a revolução bolivariana. Que fique claro para você que somos um povo livre, soberano e patriota, não deixaremos que os apátridas como você voltem a governar. Hoje lhes dizemos: não voltarão, não voltarão”.

O Sindicato do Colégio Nacional de Jornalistas (SNTP) da Venezuela assegurou, através do Twitter, que os homens que atacaram o “El Nacional” gritavam que o jornal “traiu o país”.

O SNTP lembrou que este é o segundo ataque que este jornal venezuelano recebe e o quarto contra sedes de veículos de comunicação no país caribenho “nos últimos três meses”.

A publicação acrescenta que, em junho, um grupo de encapuzados tentou entrar na sede do “El Nacional”, danificaram a fachada externa e lançaram excremento contra o posto de segurança junto com panfletos que também estavam assinados pelo grupo que se identifica como “Chama pueblo en rebelión”.