Editora Abril anuncia mudanças na empresa e ameaça demissões


Por Claudia Sanches

02/06/2015


editora abril fotoApenas três semanas após a demissão de cerca de 30 jornalistas da redação da Veja em São Paulo, e mais 20 em Belo Horizonte e Brasília, a editora Abril informou, nesta terça-feira, 2, novo processo de reestruturação da empresa.

 Entre as mudanças estão a venda das revistas Placar, Contigo, Você SA, Você RH, Ana Maria, Tititi e Arquitetura e Construção para a Editora Caras, que no ano passado já tinha absorvido outros dez títulos — Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas profissionais no Estado de São Paulo, a empresa anunciou demissão de mais três dezenas de jornalistas, e o fechamento da redação do Guia 4 Rodas e da revista Exame PME. A Abril divulgou ainda a venda para a editora Caras de sete títulos: Ana Maria, Tititi, Arquitetura e Construção, Contigo, Placar, Você S.A e Você R.H., com a transferência de cerca de outros 60 jornalistas da Abril para a editora Caras.

O número de funcionários afastados ainda não foi confirmado. A empresa pode demitir até 120 profissionais. Procurada pelos órgãos de imprensa, a assessoria de imprensa da Abril ainda não ratificou as informações. O sindicato está convocando, em página do seu site, os funcionários da editora para reunião hoje à noite, às 18h30. A ideia é debater as ações que podem ser tomadas.

 Os jornalistas não podem assistir passivamente a essa situação. Já vivemos uma realidade de enxugamento das redações, aumento da pressão cotidiana e dificuldades crescentes para realizar um bom trabalho jornalístico na Abril. Nessa maré terrível, o Sindicato dos Jornalistas tem se pautado pela defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e do próprio jornalismo, atividade essencial na sociedade contemporânea.

Em comunicado oficial, o Presidente da editora, Alexandre Caldini, alega que as mudanças estão relacionadas às necessidades do mercado:

— Nossos valores não mudam, continuamos acreditando nos mesmo princípios que construíram nossa credibilidade, mas chegou a hora de mudar o modo de operar. Estamos adotado um novo posicionamento perante o mercado, com foco nas necessidades dos anunciantes, que vem exigindo mais agilidade e, sobretudo, flexibilidade de formatos e mídias para chegar a resultados mais eficientes de negócios.