18 de agosto de 2022


Edição do Reinventar focará financiamento de projetos


13/06/2016


13415680_582342428613235_21821427932722459_oO 10º painel Reinventar Jornalistas/RJ, que será realizado na próxima quarta-feira (15), das 9h às 13h, no auditório da ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71/7º andar, Centro, RJ), terá como tema “Minha ideia é ótima. E agora, cadê o dinheiro?”. Nesta edição, profissionais que buscam se reinventar terão a oportunidade de conhecer formas de financiamento de projetos em comunicação e jornalismo, além de conhecer casos de sucesso.

O evento, gratuito e com vagas limitadas, reunirá três palestrantes convidados – Lucas Nakauchi (Instituto Endeavor), Ivana Beltrão (Rio Criativo) e Felipe Caruso (consultor de crowdfunding) – e as apresentações de Alexandro Santos (ConsulttWeb), do site Mulher de Gloss, e da jornalista reinventora Angélica Basthi, com o case Prêmio de Jornalismo Abdias Nascimento, financiado pela Fundação Ford.

As inscrições para o evento gratuito são limitadas, com prioridade para profissionais integrantes do Grupo JornalistasRJ, no Facebook. Os interessados devem confirmar presença aqui no mural e preencher o formulário de inscrições disponível em http://goo.gl/forms/Pe9na7si2xZZ99YM2

Saiba mais sobre os palestrantes:

FELIPE CARUSO
É jornalista, editor do medium Crowdfunding Brasil e consultor de pessoas e empresas interessadas em empreender no financiamento coletivo. Coordenou por três anos a comunicação do Catarse, primeira plataforma de crowdfunding para projetos criativos do Brasil. Foi gerente de relações públicas da TIM, da Rio+20 e repórter da Folha de S.Paulo. Já apoiou mais de 150 projetos de crowdfunding em todo o mundo.

IVANA BELTRÃO
Formada em Jornalismo pela PUC-Rio, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, pelo IUPERJ. Trabalhou como pesquisadora do DOXA – Laboratório de Mídia Política e Opinião Pública, IESP/UERJ, e como consultora de estratégia na MJV – Tecnologia e Inovação, onde foi responsável pela criação da primeira aceleradora a utilizar a metodologia do Design Thinking. Fez parte do Movere.me, uma das primeiras empresas de crowdfunding da América Latina. Atualmente é coordenadora Interina de Economia Criativa da SEC/RJ e diretora do Rio Criativo, primeira incubadora pública de Economia Criativa do Brasil, e co-fundadora da Escola Startup, onde oferece consultoria e tutoria para empresas nascentes. É diretora da incubadora Rio Criativo.

LUCAS YUKI NAKAUCHI – Endeavor Brasil
Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ, é coordenador do Instituto Endeavor no Rio de Janeiro. Vai falar sobre os modelos de atuação da organização que é líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo, presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil. Vai falar sobre as formas de capacitação oferecidas pelo Endeavor para empreendedores.

CASOS DE SUCESSO:

ANGELICA BASTHI
Jornalista, coordena a comunicação da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia). Tem mestrado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e pós-graduação em História da África e Gestão de Direitos Humanos/Ucam. Foi fellow do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford (IFP). Trabalhou na Rádio MEC, no Grupo Manchete/Bloch Editores, Tribuna da Imprensa, Gazeta Mercantil e outros. É co-fundadora da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira-Rio/SJPMRJ). É autora do livro “Pelé, estrela negra em campos verdes”, Editora Garamond (2008) e do Guia para Jornalistas sobre Gênero, Raça e Etnia (2011), da ONU Mulheres e Fenaj. Foi também coordenadora geral do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.

ALEXANDRO SANTOS
Sócio criador da agência digital ConsulltWeb, que desenvolve diversos projetos como hospedagem de sites, ensino à distância, redes sociais, blogs corporativos, publicidade em mídias digitais, consultoria, email marketing e outros serviços. É responsável pelos sites Mulher de Gloss, Lokal Certo e CorrettoresWeb.

MEDIAÇÃO:

VINICIUS ASSIS
Jornalista formado pela antiga UniverCidade, tem mais de 11 anos de experiência. Trabalhou na Globo News e em afiliadas da TV Globo no interior do Rio de Janeiro. Ele se aprofundou em Jornalismo Investigativo e checagem de dados públicos na Espanha. Atualmente é repórter da Agência Pública.

SERVIÇO: 10ª edição do Encontro do Reinventar JornalistasRJ–ABI
TEMA: Minha ideia é ótima. Mas e o dinheiro?
LOCAL: Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
ENDEREÇO: Rua Araújo Porto Alegre 71 – 7º andar – Centro – Rio de Janeiro
DATA: 15 de junho de 2016 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h às 13h (credenciamento e cafezinho com network a partir das 8h30)
IMPORTANTE: É necessário confirmar presença no mural do evento na página do Reinventar JornalistasRJ e preencher o formulário emhttp://goo.gl/forms/Pe9na7si2xZZ99YM2. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por e-mail.
INFORMAÇÕES: reinventar.jornalistasrj@gmail.com

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012