Donald Trump insulta jornalista durante coletiva


Por Edir Lima

01/06/2016


trumpDonald Trump, o único nome na corrida para presidente pelo Partido Republicano, insultou um jornalista americano durante uma coletiva de imprensa que havia convocado para esclarecer os valores sobre fundos destinados a veteranos de guerra. O candidato pretendia divulgar uma lista de associações de apoio a ex-militares norte-americanos que receberam donativos angariados pela sua campanha.

Segundo a agência de notícias AFP, em janeiro, o multibilionário anunciou que conseguira angariar cerca de cinco milhões de euros para algumas organizações de solidariedade, mas recusou divulgar publicamente os nomes das instituições e o montante exato.

Após reiterar suas acusações de “desonestidade” à imprensa, que tem repetido com insistência em seus comícios no último mês, Trump chamou a atenção de um jornalista da emissora ABC.

“Você é asqueroso”, alfinetou. “Você conhece bem os fatos”, disse.

O multimilionário costuma qualificar os jornalistas como “as pessoas mais desonestas que conheço” e questiona a cobertura midiática de sua campanha presidencial, em geral.

Sobre o caso específico destes donativos, Trump criticou a cobertura jornalística que, segundo o empresário, o acusaram de não ter entregado todo o dinheiro que tinha prometido.

“Pensam que vou mudar? Não vou mudar”, disse Donald Trump.

Quando questionado por um jornalista se irá manter esta postura caso seja eleito para a Presidência norte-americana, Trump foi claro.

“Vai ser assim (…) se a imprensa escrever artigos falsos”, afirmou. “Vou continuar a atacar a imprensa”, acrescentou o candidato.