Dia do Meio Ambiente inicia a agenda da Rio+20


04/06/2012


Será realizada, nesta terça-feira, dia 5, às 11h15, a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Organização das Nações Unidas(ONU) e da Conferência Rio+20, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
 
A solenidade, que representa a entrega do espaço do Riocentro à ONU, ocorrerá em conjunto com as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, em Brasília, no Palácio do Planalto, onde estarão presentes a Presidente da República, Dilma Roussef, o Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, a Ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e o Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang, entre outras autoridades.
 
A última rodada das negociações da Rio+20, que terminaria neste sábado, dia 2, na sede da ONU, em Nova York, foi estendida até domingo, 3, para que os representantes dos estados-membros chegassem ao um acordo em relação ao “Rascunho Zero, texto que servirá de base para as discussões durante a Rio + 20.
 
-As informações que tenho é que as negociações avançaram muito, mas ainda existem alguns pontos que precisam ser trabalhados buscando a convergência, e isto vai acontecer a partir de 13 de junho, na última sessão do Comitê Preparatório – PrepCom Rio+20, afirmou a Ministra Isabella Yeixeira, nesta segunda-feira, dia 4.
 
Na abertura da rodada em Nova York, o Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon chamou a atenção para a importância do consenso:
-Este é o momento de mostrar liderança e produzir um resultado ambicioso, com uma visão inspiradora para o desenvolvimento sustentável.
 
A realização da Rio+20 foi definida em Assembléia Geral da ONU, em dezembro de 2009, na qual foi aprovada a Resolução A/RES/64/236 definindo a realização de uma conferência internacional sobre desenvolvimento sustentável em 2012, em função da passagem de vinte anos desde a realização da Cúpula da Terra, a Rio-92, Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
 
A proposta da Rio+20 vem enfrentando resistência de alguns países, especialmente os industrializados.
 
A Resolução da ONU que convoca a Rio+20 objetiva a avaliação de progressos realizados no cumprimento dos compromissos multilaterais adotados nos últimos 20 anos, a observação das questões vinculadas à chamada economia Verde e ao desenvolvimento sustentável em âmbito global.

*Com MInistério do Ministério das Relações EXteriores e O Globo./DIV>