Democratização da mídia é tema de evento na ABI


Por *Por Daniel Mazola

16/08/2013


Da esquerda para a direita, os jornalistas  Daniel Fonsêca, Claudia de Abreu e  Daniel Israel, da Fale-Rio, o mediador Daniel  Mazola e o vereador Renato Cinco (PSOL). (Crédito: Iluska Lopes).

Da esquerda para a direita, os jornalistas Daniel Fonsêca, Claudia de Abreu e Daniel Israel, da Fale-Rio, o mediador
Daniel Mazola e o vereador Renato Cinco (PSOL). (Crédito: Iluska Lopes).

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) sediou na última terça-feira, 13 de agosto, o seminário “Democratização da Mídia”. O evento, realizado das 14h às 20h, no Auditório Oscar Guanabarino, foi organizado pela Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação. O objetivo do encontro foi chamar a atenção para o perfil acrítico da grande imprensa, subserviente ao modelo neoliberal em detrimento da mídia independente.

Jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores da área debateram os desafios de um novo modelo de comunicação, os mecanismos que garantam a transparência nos processos de distribuição de concessões e a ampliação da participação popular na definição de políticas públicas para o setor.

A primeira mesa, com o tema “A ditadura do discurso único”, contou com a mediação de Mario Augusto Jakobskind, presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, e com a participação das jornalistas Claudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação, e Gizele Martins; e do cientista político Theo Machado, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

“Comunicadores populares, livres e independentes” foi o tema da segunda mesa, mediada por Alcyr Cavalcanti, diretor de Jornalismo da ABI, com a presença dos jornalistas Vivian Virissimo, repórter do jornal Brasil de Fato; Leandro Uchoas, Fátima Lacerda, da Agência Petroleira de Notícias; Ricardo Rabelo, editor do Jornal Bafafá; e Paula Máiran, presidente eleita do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ (SPMRJ).

O projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) da Mídia Democrática foi o assunto discutido, em seguida, pelos jornalistas Claudia de Abreu, Daniel Israel e Daniel Fonsêca, que atuam na Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação do Rio de Janeiro (Fale-Rio), e pelo vereador Renato Cinco (PSOL), mediados pelo jornalista Daniel Mazola, secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.

Entidades da sociedade civil e representantes de movimentos sociais encaminharam o Plip da Mídia Democrática a fim de regulamentar o que diz a Constituição em relação às emissoras de rádio e TV brasileiras. São necessárias 1,3 milhão assinaturas para o projeto ser debatido no Congresso Nacional.

Entre outras propostas da Plip, está a divisão do sistema nacional de comunicação nos segmentos privado, estatal e público, previsto na Constituição, e a criação de um Fundo Nacional de Comunicação Pública. Desta verba, ao menos 25% serão destinados à comunicação comunitária.

Para ampliar as discussões sobre o Plip da Mídia Democrática, a ABI realizará outros eventos ao longo de 2013.

Monopólio midiático

Além deste tema, os debatedores questionaram o monopólio da comunicação no Brasil, destacaram o papel social do jornalismo livre e independente, a importância da liberdade de imprensa, da regulamentação da mídia, da ética jornalística e da mídia alternativa contra-hegemônica e comunitária.

A plateia participou com perguntas a respeito do discurso hegemônico na comunicação e a criminalização dos movimentos sociais.

Participaram da cobertura do evento representantes dos veículos Brasil de Fato, Jornal Bafafá, Núcleo Piratininga de Comunicação, Correio do Brasil, Jornal da Faferj, Centro de Estudos Barão de Itararé e Blog Hempadão. A Telesur, a TV Memória Latina (projeto do Coletivo Tatuzaroio de Comunicação e Cultura), a TV Maré, a Faixa Ninja e os Ninjas do Renato Cinco transmitiram o seminário ao vivo.

*Daniel Mazola, jornalista, conselheiro ABI e secretário da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa