“Declama na ABI” realiza décima edição em junho


10/06/2016


eu com paulo chacon na divulgacao de o reverso do morcego

O escritor Jorge Ventura e o ilustrador Paulo Chacon (Fotos: arquivo)

O “Declama na ABI”, que  apresenta a 12ª edição do projeto, coordenado pelo conselheiro Carlos Rocha e pelo Diretor de Cultura e Lazer Jesus Chediak, será no próximo dia 24 de junho, a partir das 16hs. O evento, que acontece no 11º andar da sede da entidade, contará com a presença do escritor Jorge Ventura, diretor de Comunicação Social da APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro) e do ilustrador Paulo Chacon. Eles estarão autografando sua mais nova obra O Reverso do Morcego, que reúne 30 poemas ilustrados, uma fusão entre versos e traços.
O livro é uma dedicatória especial aos vilões considerados insanos, excluídos, cruéis e sedutores, dos mais emblemáticos, que habitam o universo Batman e são tão comuns à nossa realidade social e condição humana.

O poeta

Jorge Ventura é Diretor de Comunicação Social da APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro), Membro da SBPA (Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas), Membro da IWA (Associação Internacional de Escritores e Artistas), Membro da AVPLP (Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa), Membro Correspondente da ALACIB (Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil) e um dos integrantes do Grupo Poesia Simplesmente. Autor de Turbilhão de Símbolos (2000), Surreal Semelhante (2003, Sock!Pow!Crash! – 40 anos da série Batman da TV (2006), Faca de Ponta, Fogo de Palha (2012) e O Reverso do Morcego (2015). Seus poemas se encontram também em dezenas de antologias nacionais e estrangeiras. Premiado em diversos concursos literários como poeta e melhor intérprete.

O ilustrador

o-reverso-do-morcego-paulo-chaconPaulo Chacon é carioca, nascido em 15 de outubro de 1984. É militar do Exército, bacharel em Comunicação Social e desenhista profissional. Publica desde 2007 o fanzine Batmania O Retorno (cujo livro pretende publicar em 2017) e foi um dos fundadores da Associação Batmania Rio, grupo responsável pelas exposições A sombra do morcego (2012) e Eu sou a noite (2014) e pelo evento Rio Super Cult (2013). Atendendo seu amor pela nona arte criou o selo Companhia de Quadrinhos Independentes e atualmente se dedica à produção de HQs independentes. Autor dos quadrinhos Suburbanos, De Olhos Fechados, Até o Fim e O Morcego. Ilustrou o elogiadíssimo livro de poesias O reVerso do Morcego, de Jorge Ventura, lançado em 2015.

O Reverso do Morcego

Reverso do Morcego capaQuando a literatura e a cultura pop se fundem em versos e traços, o resultado não poderia ser outro senão um bem-sucedido livro inspirado nos personagens das HQs. Com poemas de Jorge Ventura (autor de Sock! Pow! Crash! – 40 anos da série Batman da TV – OperaGraphica, 2006) e arte de Paulo Chacon (Suburbanos e De Olhos Fechados – Companhia de Quadrinhos Independentes, 2015), O Reverso do Morcego reúne 30 poemas, todos ilustrados, dedicados especialmente aos vilões considerados insanos, excluídos, cruéis e sedutores, dos mais emblemáticos, que habitam o universo Batman e são tão comuns à nossa realidade social e condição humana. O Reverso do Morcego é uma edição independente, sob o apoio artístico da CQI e executivo de Guilherme Albuquerque, que conta com luxuosas participações: prefácio de Mario Abbade (Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), glossário de Márcio Escoteiro (um dos maiores especialistas do personagem Batman no Brasil) e posfácio de Sílvio Ribas (jornalista e escritor, autor do Dicionário do Morcego). Sucesso de vendas no Rio de Janeiro e em São Paulo, e respeitado pela crítica especializada, sua primeira tiragem de 200 exemplares se esgotou em dezembro de 2015. E no início de 2016, a obra foi indicada ao I Prêmio ABRAHQ (Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos), conquistando o terceiro lugar na categoria Novos Talentos 2015. Em sua segunda tiragem, o livro vem sendo comercializado em feiras literárias e de HQs, além de saraus de poesia e convenções de cultura Pop.