Debate “Rodolfo Konder — Construtor da Liberdade” em São Paulo


Por Igor Waltz*

13/08/2014


A instituição Poiesis e a Casa das Rosas promovem no dia 19 de agosto, terça-feira, o evento “Rodolfo Konder — Construtor da Liberdade”, em memória ao jornalista e ex-diretor da representação da ABI-SP. A mesa de debate será coordenada por Beatriz H. Ramos Amaral e contará com a participação dos escritores Anna Maria Martins, Cláudio Willer, Fábio Lucas e Luís Avelima. Durante o evento, além dos depoimentos, entrevistas e projeções, os escritores apresentarão os mais recentes livros de Konder, como “Desafios da memória” I e II, e “Um longo percurso”.

Defensor intransigente dos direitos humanos, Rodolfo Konder (1938-2014) teve atuação relevante na redemocratização do país. Nos vários cargos que ocupou e em suas inúmeras atividades, foi sempre um combatente, lutando pela liberdade de imprensa, pelos direitos humanos, liberdade, valores democráticos, tolerância, respeito, pluralidade e generosidade. Durante décadas foi colaborador nos mais importantes veículos da imprensa escrita e falada do país.

Como Dirigente da Anistia Internacional – Seção Brasileira, Secretário Municipal de Cultura, professor de Jornalismo da FAAP, diretor da Faculdade de Comunicação e Jornalismo FMU/FIAM, editor-chefe e apresentador do Jornal da Cultura (TV Cultura), construiu sólida carreira, tornando-se referência para o jornalismo e para a cultura.

Na literatura, publicou 33 livros, dentre eles, Hóspede da Solidão, Cassados e Caçados, Educar é Libertar, Veterano de Guerra, O Rio da nossa loucura, Rastros na Neve, Espelhos Partidos, entre outros. Entre os prêmios que recebeu, estão: Prêmio Jabuti 2001, Prêmio Wladimir Herzog, Prêmio Monteiro Lobato, entre outros.

O evento acontece na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, 37, São Paulo, a partir das 19h30.