Curso virtual foca em lei de acesso à informação


26/05/2017


Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 2 de junho as inscrições para o curso virtual “Lei de Acesso à Informação”, da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O objetivo do curso gratuito, que será realizado de 6 a 26 de junho, é contribuir para que gestores públicos ou cidadãos em geral tenham conhecimento necessário para a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O curso será realizado na modalidade à distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap (Escola Nacional de Administração Pública), tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas.

As atividades avaliativas ficam abertas apenas durante o período do curso e são corrigidas diretamente pela plataforma Moodle de forma automática. Elas englobam exercícios com questões elaboradas em diferentes níveis de dificuldade e formatos.

Importante: Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. O participante é responsável por seu próprio aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional, e deverá estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.

A organização sugere a dedicação média de 6 horas por semana para o cumprimento de todas as atividades e consecução dos objetivos propostos, visto que o curso tem 3 semanas de duração.

Para ser considerado concluinte, o aluno deve obter o mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades do curso, que pode ser realizado por meio de smartphones e tablets, pois a plataforma da Escola Virtual Enap é responsiva, ou seja, permite a adaptação do conteúdo a diferentes formatos e tamanhos de telas.

Caso o estudante perceba que, por qualquer motivo, não terá a disponibilidade de tempo indicada para dedicação ao curso, será possível cancelar a inscrição. Se o curso ainda não tiver começado, a inscrição poderá ser cancelada por meio do Histórico do Aluno no Portal da Enap. Caso já tenha começado, ela poderá ser cancelada, em até 15 dias, por meio da página do curso na Enap Virtual.

Os tópicos são: o direito de acesso às nformações no Brasil: contexto, conceitos, abrangência e operacionalização; negativas de acesso à informação; e classificação de informações e dados abertos.
Para mais informações, clique aqui.