Compositor e vereador baianos pedem ajuda a ABI


15/10/2008


O compositor Raimundo Jorge Martins Ribeiro e o suplente de Vereador Antonio Paulo Ribeiro (PMDB), ambos de Milagres — município com 12 mil habitantes, no interior da Bahia — encaminharam, por e-mail, denúncia de que estariam sendo ameaçados de morte por um grupo de correligionários do Prefeito eleito Raimundo de Souza Silva (PR).

A causa das supostas ameaças foi uma briga, na qual se envolveram o compositor (que também é coordenador político de Antonio Paulo Ribeiro da Silva), o próprio suplente de Vereador e um grupo de cabos eleitorais do Prefeito Raimundo de Souza Silva, na noite de 7 de outubro:
— Nós saímos à rua para agradecer aos eleitores que votaram no Antonio Paulo, quando cruzamos com o grupo que apóia o Prefeito e o filho dele, Conrado Neto, que também é seu Vice. Houve embate físico e nós nos dirigimos ao distrito policial de Milagres para pedir socorro e prestar queixa. Na delegacia, fomos ameaçados, quando prestávamos depoimento, na presença do delegado Gilmar Pereira — diz Raimundo Ribeiro.

Na mensagem encaminhada à ABI, o autor da música “Nega retada” — gravada por Ivete Sangalo em 1994 — explica que apela para a ABI “para que esse conceituado órgão intervenha para que a liberdade de expressão e o direito de ir-e-vir do cidadão sejam respeitados”. Em outro trecho, o texto diz o seguinte: “Estamos sendo ameaçados de morte e os senhores têm a égide desta denúncia para que, em caso de óbitos, esta egrégia entidade não deixe este fato longe do conhecimento da população, nem das autoridades. Isto é um fato, não é um trote, pelo amor de Deus e da democracia, pela vida humana.”

Raimundo Ribeiro informa que encaminhou também pedido de apuração do caso ao titular do Departamento de Polícia do Interior (Depin) da Bahia, Delegado Joselito Bispo, e que naquele órgão foi ouvido pela Delegada Maria Lúcia, que documentou o episódio.

O titular da Delegacia Policial de Milagres, Gilmar Pereira Nogueira, confirmou ao ABI Online que os ânimos das pessoas ligadas ao Prefeito eleito Raimundo de Souza Silva estavam exaltados, mas negou que tenha havido as ditas ameaças ao compositor e ao suplente de Vereador:
— Houve sim uma briga entre seis indivíduos, na qual se viram envolvidos o Raimundo Ribeiro e o candidato Antônio Paulo, contra um grupo que apóia o partido rival (PR), por causa de desavenças políticas. Na realidade, fica até difícil de classificar as vítimas e os agressores, porque foi uma briga generalizada, na qual todos se agrediram entre si. Além do mais, todos aqueles que se dizem vítimas têm ficha suja, são baderneiros, arruaceiros. Mas não houve ameaças. Se tivesse havido, eu teria tomado as providências cabíveis.

Segundo o Delegado, ele registrou os depoimentos de todos os envolvidos, encaminhou os feridos para exame de corpo de delito, lavrou os termos circunstanciais do caso e está encaminhando seu inquérito ao Cartório da Vara Criminal de Milagres:
— A prova de que estou tomando providências e de que nunca prevariquei, sob qualquer circunstância, é que amanhã estará dando entrada na Justiça o meu relatório final desse inquérito, no qual lavrei os termos circunstanciais de ocorrência policial de crime de menor potencial ofensivo.

Entretanto, Raimundo Ribeiro afirma temer por sua vida e pela de sua família:
— A partir do ocorrido, estou vivendo em prisão domiciliar, mas tenho confiança que vocês, da ABI, estão atentos e, se algo vier a ser consumado, não vai ficar impune.