Comédia clássica em cartaz no Cine ABI


30/09/2008


“A primeira página”, do consagrado diretor Billy Wilder, é o cartaz no Cine ABI desta quinta-feira, dia 2, às 18h30. Clássico de 1974, estrelado pela imbatível dupla Jack Lemmon e Walter Matthau, o filme se passa na Chicago dos anos 20.

Neste cenário, o editor de jornal Walter Burns está para perder seu principal repórter, Hildy Johnson, que decidiu se casar e mudar de vida. O dia do casamento é também a véspera da execução de um homem acusado de assassinato, que foge da prisão. É com a oportunidade de cobrir esta história que o editor faz de tudo para conseguir que seu repórter mude de idéia e não abandone o trabalho.

Terceira versão da peça teatral de Ben Hecht e Charles McArthur, escrita na década de 1920, a obra de Wilder — uma refilmagem de “Jejum de amor”, de Howard Hawks — manteve diálogos da peça original que, mesmo escritos tanto tempo antes, permaneceram atualizados.

Contramão

Billy Wilder foi um dos maiores roteiristas da história do cinema, até que foi instigado a filmar as próprias idéias. Segundo o crítico de cinema Leonardo Levis, “A primeira página” é um filme de época, em que Wilder passeia “na contramão de todas as mudanças que aconteceram entre os anos 60 e 70 no cinema norte-americano”. Diz ele ainda que essa obra do diretor “é uma homenagem a si mesmo e a toda comédia do período em que viveu o auge de sua carreira artística”.

Em 1951, Wilder lançou “A Montanha dos Sete Abutres”, estrelado por Kirk Douglas, que interpreta um jornalista vivendo no ostracismo que tenta a qualquer custo se reerguer na profissão. O filme, também exibido na mostra A Imprensa no Cinema, da ABI, foi muito criticado pela imprensa na época, sob a alegação de mostrar uma visão negativa da categoria.

Outros títulos famosos de sua filmografia são “Inferno 17”, “Quanto mais quente melhor”, “Sabrina”, “O pecado mora ao lado” e “Testemunha de acusação”.