Cineclube do Museu da República lança documentário sobre Tancredo Neves


16/04/2014


 

TANCREDO

 

O filme “Tancredo, a Travessia”, dirigido pelo cineasta e documentarista Silvio Tendler, será lançado nesta quinta-feira, dia 17, às 19h, no Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio. Durante o evento será realizado um debate com Tendler e com a pesquisadora, museóloga e historiadora do Museu da República/IBRAM, Elizabeth Abel de Figueiredo, sobre a trajetória de Tancredo Neves e a Campanha “Diretas Já!”, que completa 30 anos em 2014.

O documentário aborda momentos da vida política de Tancredo Neves, como a crise política em agosto de 1954, cujos desdobramentos culminaram no suicídio do então presidente Getúlio Vargas; durante a atuação de Tancredo no cargo de primeiro-ministro em razão da renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961; durante a campanha de Tancredo para a Presidência da República,  e Tancredo como presidente eleito, em 1985, na missão de restabelecer o governo civil e a democracia no Brasil.

O objetivo do documentário é resgatar a história de Tancredo Neves, um político moderado, mas que durante a vida pública enfrentou grandes desafios como a restauração da legalidade constitucional no Brasil após 21 anos de ditadura militar.

O filme, que apresenta entrevistas com 28 personalidades, entre políticos, jornalistas, artistas, parentes e outras pessoas que conviveram com Tancredo Neves, complementa a trilogia de Silvio Tendler de biografias de presidentes do Brasil, que inclui “Os Anos JK” e  “Jango”.

Serviço:

Dia 17 de abril – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Cineclube Cinema e História Silvio Tendler – Museu da República

Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro