Cineclube da Casa da América Latina faz sessão na ABI


02/05/2008


Nesta segunda-feira, dia 5, às 18h30, a ABI é o endereço do Cineclube da Casa da América Latina, com a exibição do documentário “Lembranças do futuro”, de Ana Maria Magalhães. A sessão será no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da instituição (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio).

Produzido em 2005, o filme de Ana Maria Magalhães, narrado por Paulo Betti, gira em torno de Affonso Eduardo Reidy (1909-1964) e é dividido em duas partes: a primeira, “Modernismo e habitação social” (50 minutos); a segunda, “Urbanismo e arquitetura” (52 minutos). A cineasta apresenta obras de Reidy — vencedor da Bienal Internacional de 1953 com o conjunto habitacional do Pedregulho, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro — e traz entrevistas exclusivas com os também arquitetos e urbanistas Lucio Costa e Carmen Portinho.

Expoente de uma geração que vislumbrava na arquitetura a perspectiva de construção de uma nova ordem para o mundo urbano e global preconizado por Le Corbusier, Affonso Eduardo Reidy era um artista discreto, mas não conseguiu esconder o apuro e o vigor de sua arquitetura. Eles são visíveis, por exemplo, no Museu de Arte Moderna do Rio e no Aterro do Flamengo, que reúnem poesia e construção e exibem integração com o ambiente, tendo o espaço como principal elemento.