Cineasta Jorge Oliveira homenageado em NY


09/01/2013


O filme “Perdão, Mister Fiel”, ganhador de 14 prêmios no Brasil e no exterior, estreia no próximo dia 17 de janeiro no Brazilian Endowment for the Arts-BEA, em Nova Iorque, ocasião em que o diretor Jorge Oliveira será homenageado com a exibição de mais dois de seus documentários: Mestre Graça, sobre o escritor alagoano Graciliano Ramos, e O Poeta e o Capitão, documentário que resgata a história dos comunistas Pablo Neruda e Luiz Carlos Prestes, quando ambos estiveram juntos em São Paulo na década de 1940. A jornalista Ana Maria Rocha, com “Carlos Drummond de Andrade”, também será homenageada com a apresentação do seu documentário.
 
A BEA é presidida pelo brasileiro Domício Coutinho, radicado em Nova Iorque há várias décadas, e presta homenagens a escritores, cineastas e políticos brasileiros e estrangeiros. Na inauguração da cinemateca, há cinco anos, exibiu o filme A Esfinge – Floriano Peixoto, também de Jorge Oliveira para uma plateia repleta de brasileiros, residentes em Nova Iorque, e americanos estudiosos da história do Brasil.
 
“Perdão, Mister Fiel” – que conta a história do operário Manoel Fiel Filho, morto pela ditadura militar em São Paulo – resgata também a história dos anos de chumbo no Brasil. A produção foi vencedora dos prêmios de Melhor Filme – Troféu Câmara Legislativa no 42° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; Melhor Filme pelo Júri Popular e Menção Honrosa do Júri Oficial no 7° Festicine Pantanal, de Mato Grosso; Melhor Longa-Metragem e Melhor Roteiro no 7º Festival de Cinema de Maringá, Paraná; Melhor Filme de Longa-Metragem pelo Júri Popular e Menção Honrosa pelo Júri Oficial no Cinesul 2010, entre outros.
 
O filme será o último a ser exibido nas sessões que começam às 18h com Mestre Graça. Depois da exibição, Jorge Oliveira e Ana Maria Rocha falam sobre a produção do Fiel e dos outros documentários dirigidos e produzidos por ambos para a Jornalismo, Cinema e Vídeo-JCV.
 
Jorge Oliveira foi o brasileiro escolhido este ano para ser homenageado pela Brazilian Endowment for the Arts, BEA, pelo seu vasto trabalho e da sua carreira premiada como cineasta, jornalista e escritor. No momento, ele trabalha na produção de “Olhar de Nise”, documentário sobre a psiquiatra alagoana Nise da Silveira, e finalizou o seu quarto livro “Muito prazer, eu sou a morte”, editado pela Geração, e distribuído às livrarias no primeiro semestre de 2013.