Ciclo “Memória e Verdade” debate a ditadura


30/08/2012


O Instituto Vladimir Herzog e a Fundação Carlos Chagas lançam no dia 31, às 14h, o Ciclo Memória e Verdade, com palestras de personalidades que vivenciaram o período de ditadura no Brasil. A programação se entende até o dia 2 de outubro, no Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis, Pólo Cultural(Estrada das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco, Heliópolis-SP).
 
O evento gratuito é uma iniciativa do Projeto LivrosParaTodos, criado pela Fundação Carlos Chagas com o objetivo de democratizar o acesso aos livros, incentivar a leitura e ampliar os acervos de bibliotecas.
 
—Promover o resgate da memória e de fatos históricos de um País é um dos principais pilares para se construir uma sociedade mais justa e civilizada, afirma Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.
 
A partir do encontro, o livro “As Capas desta História”, produzido sobre o período da ditadura no Brasil, passará a integrar a seleção do projeto LivrosParaTodos.
 
—A principal missão do Projeto LivrosParaTodos é disseminar a educação, a cultura e a História por meio do estímulo à leitura. Por isso, somamos ao Projeto mais esta iniciativa, que contribuirá para a complementação de conteúdo histórico e político  para os brasileiros, tomando como referência acontecimentos da História recente do País, destaca Mariana Reimberg, gestora de projetos socioambientais da Fundação Carlos Chagas.
 
 
Leia abaixo a programação do evento:
 
31/8 – Cineasta João Batista de Andrade, diretor do filme “Vlado, 30 anos depois”
 
4/9 e 11/9 – Professor Mario Sérgio de Moraes, Doutor em História Social, sobre o tema “Contextualização do período da ditadura”
 
8/9 – Jornalista Sérgio Gomes, sobre o tema “A imprensa durante a ditatura”
 
25/9 – Socióloga Fátima Pacheco Jordão, sobre o tema “A contribuição feminina no período da ditatura”
 
2/10 – Advogado Marco Antonio Rodrigues Barbosa, sobre o tema  “Direitos Humanos”