Centenário de Carmem Costa no Memória Musical


18/12/2020


A cantora e compositora Carmem Costa

Centenário de Carmem Costa no Memória Musical

O Centenário de Carmem Costa será comemorado nesta sexta-feira, 18, a partir das 19h30, no Memória Musical da ABI, havendo também o lançamento no YouTube do canal da cantora e compositora, falecida aos 87 anos, em 2007. Participam do programa, comandado pelo produtor musical Paulo Figueiredo, a filha, a sobrinha e a pesquisadora de Carmem, Silézia Pinheiro, Zilmar Basílio e Elfi Kürten Fenske.
Haverá um bate-papo de 20 minutos e, em seguida, serão apresentados vídeos da artista com transmissão simultânea pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube, o canal Carmem Costa Oficial e Canal Coletivos do Sindicato do Samba. Este é o último programa de 2020 do Memória Musical que voltará na 2ª quinzena de janeiro.
Carmem Costa nasceu em Trajano de Moraes (RJ) em 5 de julho de 1920 e depois de uma juventude pobre foi descoberta por Francisco Alves e Carmem Miranda. Presença constante na época de ouro dos programas de grande audiência da Rádio Nacional e a primeira cantora a gravar o Hino do Cordão da Bola Preta, na década de 40, cantou também diversas músicas de carnaval, além de participar do concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall e gravar MPB em vários ritmos.
Carmelita Madriaga, seu nome de nascença, correu mundo com jazzistas famosos como Dizzie Gillespie e compôs as letras de Só vendo que beleza (Marambaia), Jarro da Saudade, Obsessão e Quase, entre outras. Mas infelizmente só constam os nomes de outros compositores já que mulheres não assinavam músicas na época (aconteceu também com Dona Ivone Lara e só Chiquinha Gonzaga venceu a barreira). Ela morou nos EUA onde se apresentou e, ao voltar ao Rio, entrou para a turma da Bossa e achava João Gilberto simpático, mas “muito desconfiado”. O vídeo do Memória Musical mostrará mais. Assistam e se inscrevam no canal da ABI.