CBL lança cadastronacional de livros


22/02/2011


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) vai assinar na próxima quinta-feira, 24, um convênio com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Federación de Gremios de Editores de España (FGEE), o projeto de criação de um cadastro nacional de livros no Brasil.
 
O evento será realizado às 9h, na sede da CBL, na capital paulista, e contará com a participação de representantes da Associação Nacional de Livrarais(ANL).
 
O cadastro brasileiro terá como referência a plataforma espanhola Dilve (Distribuidor de Información del Libro Español en Venta), baseada na internet, que vai padronizar e centralizar as informações sobre todas as obras produzidas e comercializadas no Brasil, beneficiando a cadeia produtiva do livro. A versão oficial do cadastro para testes estará disponibilizada em julho.
 
Além de permitir a consulta aos dados sobre os livros publicado no País, a ferramenta facilitará o processo de busca e de compra de livros, o que trará benefícios, especialmente, aos editores de pequeno porte, às livrarias, distribuidores, instituições governamentais que adquirem livros, e aos profissionais das áreas de cultura e educação.
 
No âmbito das livrarias, a disponibilidade de informação segura e padronizada viabilizará cadastros atualizados, sem a necessidade de manutenção de um sistema próprio e custoso.
 
O padrão de dados permitirá também que as informações sejam compartilhadas em grandes mercados editoriais no exterior.