Caricatura celebra centenário do Salão dos Humoristas


21/11/2016


 

cartaz-2a-bienal-int-da-caricatura

Começou, no dia 17 de novembro no Centro Cultural Justiça Federal, a 2ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil, que celebra esse ano o centenário do 1º Salão dos Humoristas de 1916. A mostra vai até dia 15 de janeiro. A entrada é gratuita.

Com idealização e curadoria do caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro “História da Caricatura Brasileira”, o evento acontece em vários espaços culturais da Cidade do Rio de Janeiro, e ainda homenageia também os 100 anos do cinema de animação, com a homenagem “Troféu Seth Centenário”, ao pioneiro caricaturista brasileiro Seth, além de dois artistas importantes para a história do humor gráfico: J. Ozon e Jorge de Salles.

caricaturaConfira a programação:

 Exposição: “Centenário do 1º Salão dos Humoristas de 1916”

 Essa exposição é uma homenagem gráfica dos caricaturistas nacionais contemporâneos aos 100 anos do “1º Salão dos Humoristas de 1916”, o primeiro Salão de Humor brasileiro que agrupou todos os grandes artistas da caricatura, marcando época no início do século XX. Foi inaugurado em 14 de novembro daquele ano, com cerca de 518 trabalhos, no antigo Liceu de Artes e Ofícios, do Rio de Janeiro.

A exposição, além da apresentação de registros históricos, de fotos e matérias de jornais da época, tem a participação dos artistas atuais, exibindo trabalhos originais em releituras gráficas em homenagem aos artistas que, em 1916, realizaram o evento: Luiz Peixoto, Raul Pederneiras, K.Lixto, J.Carlos, Amaro do Amaral, Fritz, Seth, Max Yantok, Belmiro de Almeida, Hélios Seelinger, Basílio Viana, Nemésio Dutra, Ariosto, Di Cavalcanti, Romano, Arthur Lucas – Bambino,  Loureiro, Mora, Madeira de Freitas, Nery, Anita Malfatti, entre outros.

Entre os caricaturistas contemporâneos participantes dessa homenagem estão artistas como: Cavalcante, Chico Caruso, Paulo Caruso, Cau Gomez, Cláudia Kfoury, Glen Batoca, Lula Palomanes, Ulisses, Lan, Guidacci, Zé Andrade, Ziraldo, Manohead, Fani Loss, Claudius Ceccon, Silvano Mello, Amorim, Hippertt, Liberati, Souto Maior, Cival Einstein, Marco Souza, André Brown, Aroeira, Elihu Duayer, Quim Duran, Fernandes, João Valdênio, Érico San Juan, Márcio Malta, Baptistão, Mariano, Vitor Vanes, e William Medeiros.

“O Kaiser – 100 Anos” e Homenagem “Troféu Seth Centenário”

Painel comemorativo aos 100 anos da animação O Kaiser, pioneiro desenho animado brasileiro realizado pelo caricaturista Seth (Álvaro Marins), precursor do cinema de animação, que em 22 de janeiro de 1917 exibiu no Cine Pathé, a película histórica. Essa data comemorativa inclui ainda na abertura a Cerimônia “Troféu Seth Centenário”, em tributo aos 100 Anos do cinema brasileiro de animação, que já começa a ser comemorado no final de 2016.

Exposição: “J. Ozon – Obra Gráfica”

Mostra sobre a obra do importante caricaturista e editor J. Ozon (1915-1971), autor de caricaturas de tendência modernista, cuja trajetória está sendo agora resgatada. Nascido no Rio de Janeiro, de origem familiar espanhola, o artista publicou em significativos jornais dos anos 1930 e 1940 (A Palavra, Diário de Notícias, Diário Carioca, O Radical), e em revistas na década de 1950. Como editor, lançou autores como Nelson Rodrigues e Orestes Barbosa.

Exposição: “Jorge de Salles – Um Carioca no Mundo do Humor”

Mostra em homenagem ao desenhista e produtor cultural Jorge de Salles, que dedicou sua vida ao resgate e realização de exposições de caricaturistas brasileiros. Reportagens da trajetória profissional do artista, além de sua obra na caricatura e no cartum brasileiros, são destaques dessa exposição.

Serviço:

De 17/11 a 15/01

Terça a domingo
12h às 19h
Galerias do 2º andar