ABI exibe “Terra em Transe” no dia que festeja 109 anos


10/04/2017


109anosABI_mesagrande

A Associação Brasileira de Imprensa comemorou 109 anos de fundação e o Dia Nacional do Jornalista com a exibição do filme “Terra em Transe”, do cineasta Glauber Rocha, no último dia 7 , em sua sede, no Centro do Rio. Em novembro de 2015, o longa, que completa 50 anos, entrou na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O evento contou ainda com a apresentação do cantor Dudé Viana.

O filme de 1967 é ambientando na fictícia cidade de Eldorado e retrata a história de Paulo Martins, um jornalista idealista e poeta ligado à política. O filme também expressa os relacionamentos amorosos do personagem e a relação dele com as questões políticas.

Ao final do filme, Jesus Chediack, diretor de Cultura e Lazer da ABI; Fernando Drumond, do Instituto dos Arquitetos do Brasil; Emanuel Rangel, Defensor Público; Sergio Chanteiro, cineasta e ex-diretor da Escola de Cinema da UFF; e José Luís Laranjo, diretor da Universidade Estácio de Sá, realizaram um debate sobre o filme, com a participação do público presente ao auditório Belisário de Sousa.