BN inova para atender idosos e deficientes


11/07/2008


 BN instala equipamentos de última geração

Nesta segunda-feira, dia 14 de julho, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro inaugura a primeira fase do projeto “Biblioteca acessível”, que, por meio de inovações tecnológicas, vai permitir que portadores de necessidades especiais e idosos tenham acesso fácil à pesquisa dos acervos físico e digital.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o projeto prevê também capacitação de funcionários, que darão o atendimento ao público específico. Para atender aos usuários, a BN reservou uma área na Divisão de Obras Gerais — no segundo andar de sua sede, no Centro do Rio —, onde foram instalados equipamentos como ampliadores de textos eletrônicos, leitores e folheadores automáticos de livros, impressoras e linhas Braille, teclados e mouses especiais e programas para leitura de textos que fazem reconhecimento de voz.

                  Poet Compact grava e lê em voz alta  

Para cada tipo de deficiência (motora, auditiva ou visual) haverá um equipamento de última geração e um funcionário à disposição do usuário para orientá-lo nas pesquisas e facilitar o acesso ao acervo da BN. Com o leitor automático Poet Compact, por exemplo, com é possível ouvir livros, revistas e jornais sem se conectar ao computador. O aparelho — elaborado especialmente para deficientes visuais ou mesmo pessoas idosas — é dotado de voz sintetizada em português com grande qualidade. Para utilizá-lo, basta que o usuário ponha o texto sobre o scanner e pressione o botão “play” para que ele comece a ler em voz alta. O Poet Compact tem memória para mais de meio milhão de páginas, o que possibilita a gravação de livros para consulta posterior. O equipamento tem também conexão USB, permitindo exportar ou importar as informações no pen drive, BrailleNote ou similar.

Com o “Biblioteca acessível”, softwares especiais também permitirão que o portal da BN seja consultado por portadores de deficiência visual. O projeto, orçado em R$ 220 mil, foi desenvolvido pela ONG Acessibilidade Brasil, em janeiro deste ano. De acordo com a BN, a iniciativa vai servir como modelo para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que coordena a instalação desses órgãos em várias regiões do Brasil.