Blog do Noblat completa 100 dias sob censura


14/01/2013


O Blog do Noblat, mantido pelo jornalista Ricardo Noblat no portal de notícias EM>O Globo Online, assim como suas versões no Twitter e no Facebook, estão sob censura há exatos 100 dias. O jornalista foi obrigado a retirar de sua página imagens da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), candidata derrotada à prefeitura de Manaus. Segundo Noblat, este é um exemplo em que a “liberdade de imprensa entre nós foi novamente cerceada”.
 
A decisão foi proferida por Naira Neila Batista de Oliveira Norte, Juíza Coordenadora da Propaganda Eleitoral de Manaus em setembro de 2012. Ela ordenou a retirada de fotos de Grazziotin, que teria protagonizado um episódio onde se disse alvejada por um ovo. Em entrevista posterior, a candidata disse que na verdade teria sido atingida por uma cusparada.
 
A senadora pediu à Justiça direito de resposta ao blog de Noblat e a retirada de fotografias dela publicadas pelo blog. Uma das fotos mostrava uma mulher usando uma máscara em formato de ovo. “Advogados da senadora argumentaram que ela não estava obrigada a saber distinguir entre ovo e cuspe. […] Ela disse que a injuriei, difamei e caluniei. Nem por isso me processou”, escreveu o jornalista em um texto publicado nesta segunda-feira, 12 de janeiro.
 
O pedido de resposta foi negado, contudo, a Justiça determinou que Noblat retirasse imediatamente as fotos de seu blog, com risco de pagar multa de R$5 mil ao dia, caso não o fizesse. A determinação da juíza foi expedida no dia 19 de setembro, mas apenas no dia 24 foi expedida em Manaus Carta Precatória para que a Justiça de Brasília notificasse Noblat a respeito da decisão. O jornalista alega que a notificação teria chegado a ele apenas no dia 5 de outubro, quando retirou imediatamente as imagens da senadora. “Era tarde, porém. A juíza entendera que eu ignorara sua ordem. Multou-me em R$ 65 mil”, lamentou.
 
O jornalista conta ainda que a multa foi suspensa, mas que continua proibido de publicar a foto-charge. “Vanessa continua a salvo da crítica que a foto faz à farsa do ovo. A censura continua, portanto, produzindo seus efeitos”, disse Noblat.
 
“Defendi-me e pedi a liberação da foto-charge. A juíza negou o pedido. Baterei em outras portas da Justiça. A liberdade de imprensa entre nós foi novamente cerceada – e dessa vez por uma representante da Justiça, a guardiã da lei”, acrescentou.
 

*Com informações do Blog do Noblat e Portal Imprensa.